Os nomes das ruas podem revelar um pouco sobre a história de uma cidade. No caso da Avenida Aviação, em Apucarana, a via recebeu o nome em homenagem ao primeiro aeroporto do município que funcionava na região do Núcleo Habitacional Castelo Branco. Inaugurado em 10 de outubro de 1952, o antigo campo de aviação ficava onde atualmente está o Serviço Social da Indústria (Sesi) e seguia pela Rua Marcílio Dias até a Rua Denhei Kanashiro, que na época eram estradas rurais.
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“Na época, a estrada se chamava Água da Raposa, trecho de aproximadamente 1,5 km. A Avenida Aviação não existia, naquela redondeza eram apenas propriedades rurais”, relembra o empresário Satio Kayukawa.
De acordo com o ex-vereador, o primeiro aeroporto de Apucarana foi um importante centro de atendimento da aviação na região. Na década de 1960, a cidade recebia diariamente diversas companhias aéreas, incluindo a Vasp, Varig, Real e Cruzeiro do Sul, além de vários táxis aéreos de pequeno porte.
A movimentação de aviões era um atrativo para a população local que costumava visitar o aeroporto com frequência. “Como era novidade e não tinha opção de lazer, a população ia ver a chegada e partida das aeronaves. A pista era de terra roxa batida ou compactada e, para a tristeza dos visitantes, levantava poeira vermelha e quase não se enxergava a partida”, relembra o empresário que foi diversas vezes “brincar” no aeroporto e fazer trabalhos escolares. “Quando criança visitei o aeroporto para tarefa escolar várias vezes, mas não cheguei a pegar voo lá”, conta Kayukawa.
Segundo ele, o portão de acesso ficava onde atualmente é a Avenida Aviação e a pista seguia pelo local onde está a Rua Marcílio Dias. Já o hangar funcionava no prédio da atual Associação dos Servidores Públicos da Prefeitura. “O prédio da associação mantém a mesma estrutura da época”, afirma.
O primeiro campo de aviação de Apucarana foi peça chave na expansão regional. O local recebeu ingleses que apostaram na fertilidade do solo paranaense e compraram grandes áreas de terra no norte, noroeste e oeste do estado, onde foram fundadas cidades da região. “Todas as cidades do norte do Paraná, tirando Apucarana, foram planejadas pelos ingleses”, afirma.

O primeiro aeroporto da cidade também foi o local onde, no auge da cafeicultura, o governo federal queimou toneladas de grãos de café, visando a reduzir a oferta e assim conter a queda dos preços internacionais do produto, o que equilibraria a economia e impediria a falência dos cafeicultores.
O campo de aviação da cidade foi substituído pelo atual aeroporto Capitão João Busse inaugurado em 1982.

Por Cindy Santos
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