Os vereadores aprovaram em dois turnos por unanimidade durante Sessão Ordinária na segunda-feira (11.07), o Projeto de Lei que cria o estacionamento rotativo pago (Zona Azul), em Ivaiporã. O projeto segue agora para sanção do prefeito Luiz Carlos Gil (PSD).
Edivaldo Aparecido Montanheri, o Sabão, presidente da Câmara de Vereadores disse que antes da apreciação do projeto, foram realizadas Audiência Públicas, para a manifestação da comunidade.
“Acredito que o projeto vai trazer muitos benefícios para todos os lados. O estacionamento rotativo aumenta o movimento no comércio, garante as lojas abertas e empregos para os comerciários”, destacou Sabão.
O estacionamento rotativo será implantado nos trechos principais da área urbana de Ivaiporã. O projeto aponta que cerca de 2 mil vagas serão destinadas ao serviço.
O período de funcionamento da zona azul será de segunda-feira a sexta-feira das 8 às 18 horas e no sábado das 9 às 13 horas. Não haverá cobrança no período noturno, sábados à tarde, domingos e feriados.
Como vai funcionar
A tarifa definida pela prefeitura será de R$2,00 por hora, sendo possível a compra de crédito de meia hora. O tempo máximo de permanência na vaga será de 2 horas. Após esse período, o motorista é obrigado a retirar o veículo do local e estacionar em outra vaga, que pode ser dentro da área do estacionamento rotativo, desde que renove os créditos.
Todos os motoristas terão uma carência de 15 minutos a cada período de cinco horas.
Motocicletas não serão cobradas desde que estacionadas nos locais indicados pela sinalização para o estacionamento das motos. Mesmo assim, elas são obrigadas a procurar outra vaga a cada duas horas.
Idosos e portadores de necessidades especiais terão vagas próprias e com tempo de carência de uma hora, sendo necessário o pagamento da tarifa após esse período.
Áreas de implantação da Zona Azul
- – Avenida Brasil entre a Avenida Paraíba, em frente ao Posto Panorama até a Jacob Goerdert;
- – Avenida Souza Naves entre a Avenida Paraná e a Rua Arnaldo Schimitd (antiga Rua Arapongas);
- – Avenida Castelo Branco entre a igreja Bom Jesus e a Praça do Japão;
- – Avenida Paraná entre a Avenida Maranhão e a Rua Ribeirão Preto;
- – Entorno da Praça da igreja Bom Jesus;
- – trechos das ruas Arnaldo Schimitd, Joaquim Bonifácio, Rio Grande do Sul, Felicita Rother, Aparício Cardoso Bittencourt, José Canteri, Ludovico Merico, Santa Catarina, Diva Proença, Ribeirão Preto e Emílio Ganzert.