Com 9.071 eleitores aptos a votar, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os moradores de Jardim Alegre, no norte do Paraná, vão para as urnas no dia 6 de outubro escolher entre três candidatos que disputam o cargo de prefeito do município. Veja os candidatos:
1- Moises Santos (PSD)
Moises Inortovz dos Santos (PSD), conhecido como Moisés da Farmácia, é o atual vice-prefeito de Jardim Alegre. Nascido em junho de 1977, ele atuou por mais de 25 anos como atendente de farmácia, até entrar para a política em 2016.
Moises se tornou parte da história de Jardim Alegre como o vereador mais votado, com 10.65% de votos válidos. Ele também atuou como presidente da Câmara de Vereadores. Para sua candidatura como prefeito, ele escolheu José Carlos Barbosa, o Zé Careca (União Brasil), para vice.
Casado, ele é pai de duas meninas. Moises também é bacharel em Teologia pela Unifil e formado em Geografia pela Unopar. Caso seja eleito, ele pretende trabalhar com três pilares: Deus, Honestidade e Trabalho.
2- Josias Gonçalves (PT)
Josias Gonçalves (PT) é o segundo candidato a prefeito de Jardim Alegre. Com vasta experiência em administração pública, ele já prestou serviço em várias Secretarias Municipais e possui graduação, pós e especialização em Gestão e Políticas Públicas.
O candidato é casado há 40 anos com a "Nice do Salão" e é pai de Jésica e Jessila. Josias também tem dois netos, o Davi e o Josias Neto, além de aguardar a chegada da pequena Maria. Nascido em Jardim Alegre, ele é filho dos pioneiros Amador Gonçalves e Rita Gonçalves (in memoriam).
Lado a lado com Josias Gonçalves, está João Orzekovski Filho (PT) como vice-prefeito. Com 49 anos e catarinense, ele reside no Assentamento Oito de Abril, em Jardim Alegre, há mais de 27 anos. João é conhecido popularmente como "Joãozinho" e sempre trabalhou na agricultura.
3- Omar Yassim (MDB)
Omar Yassim (MDB) disputa a administração municipal com Rubens Vanderlei de Castro (Cidadania), o "Pinguinha", como vice-prefeito. Advogado e agropecuarista, ele nasceu em Jardim Alegre e é filho dos pioneiros Kassem Mohamad Abou Yassim e Orlanda Rossi.
O candidato exerce a função de advogado há 38 anos. Ele se formou em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e se pós-graduou na mesma instituição em Direito Penal. Omar foi advogado credenciado do Banco do Brasil no Vale do Ivaí por 15 anos e procurador dos municípios de Jardim Alegre, Lidianópolis e Lunardelli.
Pai de três filhos, atualmente Omar convive em uma união estável como Viviane Sabino Bento.