UEM e Prefeitura de Ivaiporã lançam projeto voltado para saúde pública

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 23/10/2024
O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã

Na terça-feira (22), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Prefeitura de Ivaiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram um novo projeto voltado para a saúde pública. O evento ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a participação de autoridades, alunos e professores da UEM e servidores da Saúde do município.

O diretor do Campus da UEM em Ivaiporã, Eduard Angelo Bendrath, destacou a importância da parceria entre a universidade e a prefeitura. O curso de Educação Física coordenará a “Academia da Saúde”, um espaço dedicado à prática de atividades físicas específicas para pacientes com hipertensão e diabetes.

- LEIA MAIS: Pai e filha se desentendem em Ivaiporã e caso vai parar na delegacia

“Não será uma academia aberta para toda a população. O objetivo é o tratamento e a profilaxia, destinado a pessoas em risco, identificados pela Secretaria de Saúde”, disse Bendrath.

O curso de Serviço Social também terá um papel importante no projeto, realizando um levantamento de diagnóstico e colaborando com instituições como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para entender as dinâmicas de funcionamento e auxiliar no atendimento social.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, reforçou o impacto positivo da parceria. ”A integração entre ensino e serviço melhora a qualidade do atendimento à população, com o suporte dos alunos e professores da UEM. Uma universidade, que tem grande importância para o município, faz toda a diferença ao atuar diretamente na melhoria da qualidade de vida. O projeto é voltado principalmente para hipertensos e diabéticos, e inclui pessoas de todas as idades”, afirmou Cristiane

Local e funcionamento

A Academia da Saúde será instalada no antigo prédio da UEM, no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, com previsão de funcionamento dentro de um a dois meses, dependendo da chegada dos equipamentos. A prefeitura de Ivaiporã ficará responsável pela compra dos equipamentos necessários.