Prisões por embriaguez ao volante crescem 45,8% na região

Autor: Da Redação,
terça-feira, 23/07/2024
Somente no último fim de semana, a Polícia Militar atendeu dois acidentes envolvendo motoristas embriagados

As prisões por embriaguez ao volante aumentaram 45,8% no primeiro semestre em Apucarana (PR). De janeiro a julho deste ano 35 motoristas bêbados foram presos em flagrante contra 24 no mesmo período do ano passado, conforme os dados do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM)

-LEIA MAIS: Moradora de Apucarana é enganada em ponto de ônibus e perde R$ 2 mil

Somente no último fim de semana, a Polícia Militar atendeu dois acidentes envolvendo motoristas embriagados. Um dos casos foi registrado na Avenida Central do Paraná, no Jardim Diamantina, onde três carros e uma moto colidiram. Segundo a PM, um dos motoristas confessou ter consumido álcool, mas recusou fazer o teste de bafômetro. Como ele apresentava sinais de embriaguez, foi encaminhado à delegacia e o motociclista socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O outro acidente foi na Avenida Aviação, na Vila Nova, onde um motociclista ficou ferido após colisão com um Ford Ka. Conforme a PM, o motorista do carro apresentava sinais de embriaguez, suspeita confirmada pelo teste de bafômetro. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia. O motociclista saiu ileso do acidente.

Em Arapongas, as prisões por embriaguez ao volante deste primeiro semestre quase superam a quantidade registrada no ano passado inteiro. Dados repassados pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran) mostram que neste ano, 42 condutores foram presos em flagrante por dirigirem sob efeito de álcool contra 45 no acumulado de 2023.

Parte das prisões são realizadas durante fiscalização da PM ou Guarda Municipal como as registradas neste fim de semana quando dois motoristas foram presos em flagrante praticando direção perigosa sob efeito de álcool. Mas em outros casos, o flagrante ocorre em acidentes. Há dez dias, um condutor embriagado foi preso por dirigir em alta velocidade e atropelar três policiais militares, deixando um deles ferido com gravidade. O soldado Felipe Lima sofreu lesões graves na perna esquerda e precisou passar por uma cirurgia.

O aumento nos casos motivou uma operação blitz realizada pela Polícia Militar em conjunto com a Guarda Municipal iniciada na semana passada com intuito de coibir esse tipo de crime de trânsito. Para o secretário da pasta, Paulo Sérgio Argati, a alta tem relação com aumento da frota que ultrapassa 101,4 mil veículos somada a mudança na conduta da sociedade no pós-pandemia.

“O comportamento da população mudou após o fim da pandemia. As pessoas estão saindo mais de suas casas e frequentando mais bares e lanchonetes. São mais pessoas nas ruas consumindo bebidas alcoólicas”, analisa.

O índice preocupante motivou a realização da operação blitz com foco na embriaguez ao volante além de campanhas de conscientização. “Estamos tomando medidas para aumentar fiscalização, mas o que dificulta é que o trabalho tem que ser feito presencialmente. Tem que abordar o condutor e realizar o teste do bafômetro. Diferente da nossa fiscalização eletrônica que fiscaliza o excesso de velocidade”, afirma.