Prefeitura de Rosário do Ivaí assume gestão do Hospital Santa Casa

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 01/07/2022
Objetivo da nova administração é que a unidade se torne referência no atendimento em saúde da região

A prefeitura de Rosário do Ivaí no norte do Paraná, assumiu a gestão do Hospital Santa Casa que agora passa a ser Hospital Municipal. A unidade de saúde era mantida pela Mitra Diocesana de Guarapuava, que segundo o prefeito, Ilton Shiguemi Kuroda, aceitou firmar um acordo amigável de desapropriação, com contrapartida de R$ 300 mil do município. Agora, o objetivo da nova administração é que a unidade se torne referência no atendimento em saúde da região. “A saúde é uma preocupação constante da nossa gestão”, assinala Kuroda.

Com a aquisição do hospital, a prefeitura planeja novos investimentos. Na segunda-feira (4), Kuroda segue para Curitiba em busca de recursos para reformar o prédio que já recebeu mobiliários novos, como camas, mesas e sofás. A previsão é que todos os serviços de saúde sejam centralizados no prédio futuramente, com a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de um Centro Municipal de Saúde.

“O hospital foi construído em 1981 por meio de doações da comunidade que até ajudou trabalhando no hospital. Isso é resultado do suor da população de Rosário do Ivaí, que infelizmente algumas pessoas que passaram pela diretoria deixaram a míngua, chegando uma dívida de R$ 1,2 milhão”, disse o prefeito, informando que município não arcará com a dívida, que segundo ele é da Mitra Diocesana.