Na terça-feira (15), a Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início à entrega de mudas de café aos produtores da Agricultura Familiar do município. As mudas estão sendo distribuídas no Viveiro de Café, localizado no Distrito de Jacutinga. Nesta primeira fase, serão entregues 37 mil mudas, e mais 100 mil, que estão sendo semeadas ou em fase de crescimento, serão disponibilizadas até fevereiro de 2025.
Entre os beneficiados, está o cafeicultor Claudinei Cereja, que recebeu 1.300 mudas. “Estou muito satisfeito com a qualidade das mudas. Elas estão em ótimo estado e prontas para serem plantadas, especialmente agora que as chuvas estão ajudando”, afirmou Claudinei, que há décadas se dedica ao cultivo de café.
- LEIA MAIS: Prefeito Carlos Gil de Ivaiporã divulga as atrações da 20ª Expovale
O secretário municipal de agricultura, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro Barbosa, diz que o programa municipal tem como objetivo apoiar os produtores rurais, incentivando o cultivo de café de qualidade e impulsionando a economia local.
“Esse é um trabalho excelente da atual administração, que valoriza tanto a produção de café quanto o setor de hortifruti. Toda a agricultura familiar está sendo beneficiada por programas como o da Central de Agricultura Familiar (CAF) e da Aprovale (Associação de Produtores da Agricultura Familiar)”, afirmou o secretário.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“A administração do prefeito Carlos Gil sempre colocou a Agricultura Familiar no primeiro plano, reforçando seu compromisso com os produtores rurais de Ivaiporã”, enfatizou Miro Barbosa.
O engenheiro agrônomo Elias Cruz Machado, responsável pela gestão do viveiro de café em Jacutinga, destacou a importância dessa iniciativa para os agricultores locais.
“O fornecimento de mudas representa um grande apoio ao produtor rural, já que muitos não têm condições de produzir suas próprias mudas. Aqui, eles recebem mudas de qualidade, além disso, oferecemos todo o suporte técnico, desde o acompanhamento até a escolha das variedades adequadas e o melhor período para o plantio”, explicou Elias.