Pesquisadores fazem levantamento na Estação Ecológica Faian

Autor: Da Redação,
terça-feira, 11/05/2021
Objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo.

Pesquisadores da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, estão fazendo um levantamento na Estação Ecológica Faian, em Ivaiporã. O objetivo mapear a flora da área de preservação para execução do plano de manejo.

O grupo de pesquisadores foi recebido pela diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã,  Denise Kusminski. “Realizamos um inventário no inverno e, como estamos no outono, é necessário fazer outra avaliação, que será encaminhada ao IAT [Instituto Água e Terra]”, informou. O inventário é um estudo técnico que visa identificar as espécies da flora que ocorrem em determinada área e avaliar o estado de conservação da vegetação.

O município inicia a execução do plano de manejo da Estação Ecológica Faian com o objetivo de avançar nos estudos da área e contribuir com a tábua de avaliação da receita de ICMS Ecológico. Em 2020, o município recebia R$425 mil em ICMS Ecológico. Em 2021, a receita passou para R$713 mil. 

Marcelo Caxambu, que é doutor em Ciências Biológicas, coordenou o levantamento da flora na Estação Ecológica Faian, identificando várias espécies, como, por exemplo, rabo-de-bugio, que é ameaçada de extinção, ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) e angico-vermelho. 

“A área da Estação Ecológica Faian é significativa. Além disso, é relevante porque a categoria de Estação Ecológica é mais restritiva. Trata-se da primeira unidade de conservação criada pelo município de Ivaiporã e esperamos que, com o passar do tempo, a floresta seja estabilizada com espécies vegetais e animais mais frequentes”, analisou Marcelo Caxambu. 

A Estação Ecológica foi criada numa extensão de 73,5 hectares, em 2016, durante a gestão Carlos Gil e Adail Rother Júnior.