Pescador pega tambaqui com quase 30 Kg em lago do Paraná

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 23/02/2023
O pescador, dono da “proeza” é José Agnaldo dos Anjos, conhecido como "Guina"

Um morador de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, região norte do Paraná, ficou surpreso com o tamanho do peixe que conseguiu fisgar nesta quarta-feira, 22, no lago municipal da cidade. O peixe, um tambaqui, que deu trabalho para sair da água, pesou 27,5 quilos, o maior já pescado na cidade, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Olacir Tavares.

“O tambaqui é um peixe comum aqui no lago, muitos já foram pescados, mas esse, sem dúvidas, foi o maior já registrado na cidade”, disse.

- LEIA MAIS: Obras do portal na entrada de São Pedro do Ivaí estão quase concluídas

O pescador, dono da “proeza” é José Agnaldo dos Anjos, conhecido como "Guina". Ele conta que costuma pescar com frequência, mas é a primeira vez que pega um peixe tão grande assim.

"Nunca peguei um desse tamanho, deu trabalho para pegar e ainda estava chovendo na hora. Precisei de ajuda de dois amigos para conseguir retirar o peixe da água. Na hora que eu vi o tamanho do tambaqui, foi emocionante. Agora, todo mundo na cidade comenta, é divertido", conta.

Soni Almeida, comerciante e amigo do pescador sortudo também garantiu uma foto com o tambaqui. Ele foi um dos amigos que ajudou a retirar o peixe da água. 

Foto por Reprodução
Soni Almeida ajudou a tirar o peixe da água
 

“O Guina estava pescando ao lado de um pequeno comércio que eu tenho no lago, por isso, eu acabei ajudando a retirar o peixe da água. O prefeito libera a pescaria em algumas datas especiais, como a quaresma, para a população da cidade, e desta vez, meu amigo Guina foi contemplado com esse tambaqui”, contou Almeida.

A foto do tambaqui foi compartilhada nas redes sociais e está fazendo o maior sucesso entre os internautas. 

A espécie

O tambaqui (nome científico: Colossoma macropomum), também chamado de pacu vermelho, é um peixe de água doce e de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Boca prognata pequena e forte com dentes molariformes. Sua espécie é distribuída na Região Norte, além dos Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná