O prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Primis de Oliveira, recebeu na sexta-feira (28) em Godoy Moreira, integrantes do grupo Flor de Lótus. A reunião tratou de melhorias no tratamento de pacientes oncológicos na região.
A presidente do grupo, Silvana Gibim, explicou que a principal demanda é a instalação de um serviço de radioterapia em Ivaiporã. “A radioterapia exige deslocamentos diários para Londrina ou Arapongas. Isso desgasta os pacientes e afasta-os de suas famílias. Queremos que esse tratamento seja oferecido aqui na nossa região”, afirmou Silvana.
- LEIA MAIS: Apucarana está entre as cidades que mais geram emprego no Paraná
Outras reivindicações incluem a oferta de um dentista especializado para pacientes em quimioterapia, pois o tratamento pode causar feridas na boca e enfraquecimento dos dentes, dificultando a alimentação. Também foi solicitado que medicamentos usados na quimioterapia oral sejam distribuídos em Ivaiporã, evitando longas viagens até Arapongas ou Londrina para buscá-los, dentre outros.
Primis se comprometeu a levar as pautas para discussão com os prefeitos da Amuvi, buscando soluções que facilitem o acesso ao tratamento e garantam mais dignidade aos pacientes.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
“Vamos trabalhar juntos, com os demais municípios e representantes políticos, para buscar uma solução junto aos órgãos competentes. A luta contra o câncer precisa ser enfrentada com estrutura, empatia e dignidade”, declarou o prefeito.
Também marcaram presença no encontro, Arcilio Oliveira, assessor do deputado estadual Tercílio Turini, a vice-prefeita de São João do Ivaí, Olívia Fróes e o vereador Thiago Henrique; os vereadores de Jardim Alegre, Beto Roling, Guina, Pio e Sônia Campos; o vereador Alex Fonseca de Ivaiporã e a secretária do Rotary Club de Ivaiporã Rose Sirço.
