O Tribunal do Júri de Faxinal, no norte do Paraná, condenou a oito anos de reclusão um homem denunciado pelo Ministério Público (MP) por tentativa de homicídio qualificado. O crime foi praticado em 2010, no dia 12 de dezembro, após a realização da Festa do Tomate, evento típico da região.
Conforme a denúncia do MPPR, o réu, com 21 anos na época, surpreendeu a vítima, outro homem, na rua, desferindo golpes de canivete pelas costas. A vítima sobreviveu porque conseguiu fugir e, depois de buscar ajuda na Delegacia de Polícia, foi socorrido e encaminhado para atendimento em unidade hospitalar.
- LEIA MAIS: Menores são alvo da polícia após ameaça a escola da região; saiba mais
Após o ato criminoso, o agressor fugiu do local, o que motivou a suspensão da ação penal pelo Judiciário, uma vez que o denunciado não foi localizado para citação. Somente em 2018 o réu foi citado e o processo voltou a tramitar. A motivação do crime não foi suficientemente esclarecida, de acordo com as apurações do caso.
No julgamento, realizado na última sexta-feira, 23 de junho, o Conselho de Sentença acolheu todas as teses do Ministério Público do Paraná, que sustentou a ocorrência da qualificadora de utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima.