A jandaiense Jady Malavazzi, 27 anos, conquistou a medalha de bronze na prova de estrada na Copa do Mundo do Canadá de ciclismo paralímpico. A competição terminou no último domingo (7), na cidade de Quebec, no Canadá.
A atleta de Jandaia do Sul terminou a prova com tempo de 1h49min41s. Ela ficou atrás apenas da italiana Francesca Porcellato (1h48min21s) e da alemã Annika Zeyen (1h48min16s).
Jady perdeu o movimento das pernas aos 13 anos de idade, depois de um acidente de carro. Logo após sua recuperação, começou a jogar basquete. Ela migrou para o ciclismo em 2011 e desde então é um dos destaques brasileiros na handbike.
Neste sábado, os brasileiros Antônio Marcos de Moura e Ronan Cordeiro, ambos da classe H5, competiram na prova de estrada e ficaram, respectivamente, em oitavo e décimo lugar. Já na classe H2, Marcos Antônio Ferreira e Dave Raposo terminaram na sétima e oitava colocação, respectivamente.
Nesta etapa da Copa do Mundo, que conta com cerca de 250 atletas de 38 países. Jady soma duas medalhas de bronze. Na quinta-feira passada, primeiro dia de disputas, ela terminou a prova contrarrelógio na terceira colocação. O Brasil já soma quatro medalhas de bronze: Lauro Chaman e Carlos Alberto no contrarrelógio, e as duas láureas de Jady.
Esta é a segunda competição mais importante dentro do calendário da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, sigla em inglês), pois a pontuação será validada para a primeira distribuição de vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Mundial de paracanoagem
Outro atleta da região que participou da competição no Canadá foi Giovane Vieira de Paula, paratleta apucaranense que ficou em sétimo lugar na modalidade de paracanoagem. A prova do VL3, de 200m, aconteceu na cidade de Halifax.