Após atingir a meta de vacinação contra gripe voltada a idosos em Ivaiporã, a campanha tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte da terceira fase. A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza, entre elas o H1N1, e é importante para reduzir complicações, internações e mortes.
Conforme informações do Departamento Municipal de Saúde, enquanto na primeira fase a adesão dos idosos foi maior até do que o público previsto, atingindo 103%, as crianças vacinadas foram apenas 60%. Pior ainda é a imunização do grupo de pessoas com idade entre 55 a 59 anos que atingiu somente 53%. No grupo gestantes e mães no pós-parto (até 45 dias); a adesão foi de 80%.
A situação gera alerta nas equipes de saúde, “a nossa preocupação é porque estamos praticamente encerrando a campanha e essa população está desprotegida”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes. A campanha de vacinação encerra no dia 30 de junho.
O atendimento da vacinação em Ivaiporã é das 8h30 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, no Centro Municipal de Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Luiz na Avenida Minas Gerais, e nas UBS dos distritos de Alto Porã e Santa Bárbara. A recomendação é para que as pessoas compareçam com máscara e mantenham o distanciamento social em função da pandemia do Covid-19.
Iniciada em 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe tem como objetivo vacinar ao menos 90% do público-alvo. A taxa atual em Ivaiporã é 83% do total do público previsto de 12.520 pessoas.