O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, informam que, nesta quarta-feira, dia 22 de julho, teve início o monitoramento quinzenal no Lar Santo Antônio, onde foram coletadas cerca 70 amostras de nasofaringe e orofaringe (idosos e funcionários) e enviadas ao Lacen, que fará analise por PCR.
No dia 8 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde enviou circular as 22 Regionais de Saúde com orientações para implementar medidas de prevenção, controle e testagem do Covid-19 nas instituições de longa permanência para idosos.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o objetivo é identificar precocemente casos positivos de Covid-19 em idosos e trabalhadores.
O Paraná foi o primeiro Estado a implantar testagem nas instituições de longa permanência para idosos nos 399 municípios.
A medida foi anunciada no Centro de Operações em Emergências, em Curitiba, com a aprovação de Nota Orientativa (41/2020) elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e Ministério da Saúde.