O serviço de inseminação artificial de bovinos leiteiros prestado pela Prefeitura de Ivaiporã recebeu na última semana um novo veículo utilitário Chevrolet Montana. Além do veículo também foram entregues quase 3 mil doses de sêmens das raças holandesa vermelho/branco e preto/branco; pardo suíço; gir e gersey
Os recursos para aquisição do utilitário e insumos no valor R$ 150 mil foram repassados pela Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), por meio do Programa de Inseminação Artificial (PIA).
A chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Maria Montenegro Holzmann, disse que PIA tem auxiliado os pequenos produtores rurais a melhorarem geneticamente do rebanhos, garantindo mais qualidade, produtividade e renda às famílias.
“É um programa que existe há muitos anos e foi implantado em vários municípios, e Ivaiporã está de parabéns, porque foi um município que nunca abandonou o programa. É um programa bacana mesmo, que tem melhorado a genética dos animais com sêmen de qualidade”.
O diretor municipal de agricultura Lourival Góes agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Com o recurso que Ivaiporã foi contemplado foi possível comprar o carro e os insumos, isso significa uma grande ajuda para o produtor do nosso município.Nós vamos poder disponibilizar para um maior número de produtores, um material genético de qualidade e continuar aumentando a produção leiteira do município”.
Segundo o inseminador Gilvani Coelho, responsável pelo PIA municipal, atualmente mais de 200 produtores credenciados são beneficiados com o programa. “Nós começamos o projeto nos anos 90 com vacas mestiças com 5 litros por dia e hoje temos animais com 60 litros dia”.
Coelho explica que a partir do momento em que o serviço é solicitado pelo produtor, a prefeitura fornece, a um baixo custo, o sêmen, os materiais utilizados, e o técnico para realizar o procedimento. “São sêmens de ótima qualidade acima do padrão. Inclusive nesta gestão o valor da taxa de inseminação foi baixada pela metade para os produtores terem mais condições de entrarem no programa”, comenta o técnico.
Atualmente a taxa de inseminação por animal é de R$ 37,17. Em média são inseminados por mês 200 animais.