Conseg doa detectores de metais e termômetro portátil para Cadeia de Ivaiporã

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 26/11/2020

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) doou na quarta-feira (25), dois detectores de metais à Cadeia Pública de Ivaiporã. O equipamento vai auxiliar na revista pessoal dos detentos e também das pessoas que frequentam a carceragem nos dias de visita.

Além dos detectores, um termômetro portátil também foi entregue pelo presidente do Conseg, Aldinei Andreis ao  delegado Aldair da Silva Oliveira. O ex-presidente Donizete Pires também participou da reunião de entrega.

A Cadeia de Ivaiporã se encontra em fase de transição da gestão compartilhada entre Departamento Penitenciário (DEPEN) e  Polícia  Civil para gestão plena. O que significa que em breve, a gestão da cadeia será totalmente do DEPEN.   

Conforme Aldinei Andreis, o Conseg atende a um pedido do chefe regional do Depen de Londrina Nilton Cesar Santos Garcia, nesse momento de início de transição da Cadeia Pública.

“São equipamentos que o pessoal do Depen estava necessitando com urgência. O Conseg não tem muitos recursos disponíveis, mas fizemos um esforço entre os membros e compramos o termômetro portátil e os dois detectores”.

O Conseg também está fazendo uma campanha junto ao comércio local para aquisição de novas algemas, para serem doadas ao DEPEN na sequência.

Andreis também destacou o processo de migração da atual gestão compartilhada da Cadeia de Ivaiporã para gestão plena. “A gestão plena da cadeia pelo Depen é sonho antigo do Conseg de Ivaiporã que começou lá atrás e  está muito perto de acontecer. Ou seja, a Polícia Civil vai poder trabalhar com as resoluções de crimes, vai deixar de ser babá de preso e o DEPEN assumirá definitivamente o cuidado com os presos”,  

O delegado Aldair, enfatizou o trabalho do Conseg, para ele a parceria ajuda a minimizar os problemas na cadeia.  “Em particular, o Conseg de Ivaiporã é uma forma de democratizar a participação da sociedade dentro da gestão de segurança pública. Auxiliando, cobrando e tem que cobrar mesmo. Esses equipamentos vem em muita boa hora, é uma demanda que vínhamos tendo um bom tempo”.