Colégios de Ivaiporã não aprovam modelo cívico-militar

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 30/10/2020
Colégio Estadual Idália Rocha, em Ivaiporã

Os dois colégios de Ivaiporã, Idália Rocha e Antônio Diniz Pereira, que haviam sido selecionados para o projeto das escolas cívicos-militares não tiveram aprovação da comunidade escolar para implantação.

À consulta foi encerrada na noite de quinta-feira (29) com os colégios alcançando o quórum necessário de votos. Mas, sem os votos necessários para implantação.

Nos três dias de votação no Colégio Estadual Idália Rocha foram consultados 363 pessoas da comunidade escolar. Desses 151 votaram a favor e 212 contra. No Colégio Antônio Diniz Pereira, de 237 consultas, 62 votos foram pela implantação do modelo cívico-militar e 175 pessoas votaram não.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã Valber Vinícius França Clarimundo lamentou a não aprovação. “A comunidade votou pelo não e para nós foi uma perda muito grande. Porque é um modelo de sucesso no Brasil e no mundo. Infelizmente nós não teremos essa implantação”.

Clarimundo diz ainda que é apenas o início de um processo da Secretária Estadual de Educação. “Acreditamos que com o passar do tempo haverá novas consultas e a implantação em mais colégios no Paraná. Esperamos que Ivaiporã também seja comtemplada, e com a população cada vez mais buscando conhecimento desse modelo, que tanto vem agregar para o aluno. Para que seja um cidadão consciente, que venha contribuir e construir uma sociedade melhor. Levando em consideração que em média 20% o Ideb dessas escolas cívico-militares são melhores que a escola regular”.  

* Atualizado às 18 horas.