Agricultores familiares de Ivaiporã recebem mudas de citros

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 12/08/2020
A entrega aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga

Nesta quarta-feira (12), mais de 1.8 mil mudas de plantas cítricas, dentre elas, poncãs, tangerinas, limões e laranjas, foram entregues as famílias de produtores rurais, pela prefeitura de Ivaiporã através do Departamento Municipal de Agricultura. A entrega das plantas  faz parte do Programa Municipal Ivaiporã Frutifica, e aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga.

O cafeicultor, Alexandre Pereira está animado com a nova plantação. Ele adquiriu 100 mudas de laranjas, nas variedades valência e folha murcha.  “Toda a vida sempre trabalhei com plantação de café, mas com o incentivo da prefeitura ficamos motivados em investir também na fruticultura. O programa da prefeitura é uma ótima oportunidade, estamos animados e confiantes que será mais uma ótima fonte de renda”, ressaltou.

Foto por TN Online
A entrega aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga
  

Edson Magri presidente da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga destacou o crescimento da fruticultura na região. “A diversificação aqui no Jacutinga está avançando bastante. Há dois anos era só café e hoje temos diversas variedades de frutas. Maracujá, goiaba, abacate, pitaya, uva e agora as frutas cítricas. Hoje já temos pelo menos umas 90 famílias envolvidas com a fruticultura ”. 

O diretor do departamento Municipal de Agricultura, Lourival Góes, explica que a compra das mudas são coordenadas pela equipe do programa Ivaiporã Frutifica, que adquire as plantas de excelente qualidade  em viveiros credenciados.

“A prefeitura intermediando e comprando em quantidade consegue um valor mais acessível para repassar ao produtor.   No mercado normal, o produtor pagaria por volta de R$ 35,00 cada planta, através do Ivaiporã Frutifica o produtor está pagando R$ 7,50”, disse Góes.

Foto por TN Online
A entrega aconteceu no salão da Associação da Agricultura Familiar do Jacutinga
  

Além da distribuição de mudas, todos os produtores recebem acompanhamento e instruções técnicas sobre o plantio e tratos na lavoura. “O Ivaiporã Frutifica tem uma engenheira agrônoma especializada nesta área de frutas, e isso tem contribuído bastante para criar novas alternativas de renda para as famílias que vivem da agricultura familiar”, frisou o secretário.