Autistas serão incluídos no Festival Paralímpico de Atletismo de Ivaiporã

Autor: Da Redação,
domingo, 19/08/2018
Autistas serão incluídos no Festival Paralímpico de Atletismo de Ivaiporã

A direção do campus de Ivaiporã da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já está preparando mais uma edição do Festival Paralímpico de Atletismo para o próximo mês. A expectativa da organização este ano é receber cerca de 600 participantes de 30 municípios do Paraná. A novidade desta edição é a inclusão da classe de autismo. A UEM conta com o apoio da Prefeitura de Ivaiporã, Sesc e Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. 

Conforme o diretor do campus, Ricardo Carminato, as Apaes já receberam os convites e, nos próximos dias, receberão também o regulamento, e as fichas de inscrição. 

“Como todos os anos, serão ofertados a alimentação, brindes e medalhas. Este ano vamos ter as provas normais que são para deficientes visuais, intelectuais e físicos e também estaremos incluindo a classe dos autistas, e de novo sendo pioneiros, porque não existe isso no Brasil uma competição para eles”. 

Segundo Carminato, o Festival da UEM é o maior evento específico de atletismo do Paraná neste formato, e serve de referência para Comitê Paralímpico Brasileiro. 

“Ano passado estive em São Paulo apresentando essa proposta. O comitê tomou isso como referência e quer fazer em todos estados. É um projeto para fomentar o esporte para essa população que não tem a possibilidade de começar a praticar o esporte, ainda quando criança” relatou Carminato. 

COMPETIÇÕES
O evento, que está na quinta edição, está marcado para o dia 26 de setembro, no complexo esportivo Sapecadão. A organização é do curso de Educação Física do campus de Ivaiporã, e faz parte do Projeto Atividades Físicas Adaptadas do Vale do Ivaí (AFAVI).

O festival é voltado para atletas com idades a partir dos 10 anos em competições divididas por idade e classe funcional (deficiência) nas modalidades de corridas de 100, 200, 400, 800, 1.5 mil metros, revezamento 4 x 100 metros e caminhada para o paralisado cerebral. Nas provas de campo as competições serão de arremesso de peso, dardo, pelota (bolinha para síndrome de down) e salto em distância. Os autistas participarão na modalidade de corrida de 100 metros.