Ivaiporã celebra Corpus Christi com fé e devoção em procissão; veja

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 30/05/2024
Ivaiporã celebra Corpus Christi com fé e devoção em procissão

Uma multidão se reuniu nesta quinta-feira (30) em Ivaiporã para celebrar o Corpus Christi. A festa, que marca a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, teve início com uma missa campal em frente à Prefeitura Municipal, presidida por Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus.

Dom Luizinho, como é carinhosamente chamado, destacou a importância da fé e da Eucaristia na vida dos cristãos. “A fé não é só dizer eu creio. A fé é sentir. É ter a experiência de Deus. E a Eucaristia é uma ocasião, uma oportunidade de a gente se encontrar, realmente, com Jesus Cristo”, afirmou.

- LEIA MAIS: Tapetes de Corpus Christi colorem as ruas de Apucarana; veja

Após a missa, os fiéis seguiram em procissão levando o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade, adornadas com belos tapetes confeccionados com serragem colorida, sal e retalhos de tecido. Ao longo do trajeto que foi encerrado na Paróquia Bom Jesus, cantos e orações homenagearam o Santíssimo Sacramento.

O pároco Celio Tarozzo da Paróquia Bom Jesus, ressaltou o significado especial da procissão. Ele lembrou que é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai de dentro da igreja e vai para as ruas da cidade. “Esse dia também é a realização daquilo que Jesus tanto gostava de fazer, caminhar pelo meio do povo”.

O padre ainda enfatizou que muitos dos milagres de Jesus aconteceram durante suas caminhadas pelas cidades. “Curou o cego de nascença, a mulher que sofria com sangramento há 12 anos e ressuscitou o filho da viúva de Naim”, disse. “Essa solenidade marca a missão de Jesus, que é estar no meio do povo, caminhando com seu povo”

 - Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Ele também agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento religioso, incluindo as lideranças e padres das paróquias Bom Jesus; Santíssima Mãe de Deus e Espirito Santo;  a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar. “Nosso muito obrigado a todos que tornaram essa celebração tão bonita e especial”, completou.

Tradição viva

A confecção dos tapetes é uma das tradições mais marcantes do Corpus Christi. Neste ano, apesar do clima frio, a comunidade se mobilizou desde as primeiras horas da manhã para preparar os ornamentos.

“É um momento de muita fé e gratidão. Vale a pena todo o esforço para ver Jesus passando pelas ruas da nossa cidade”, disse Ricardo Rosina Rodrigues Anunciação, um dos fiéis que participou da elaboração dos tapetes.

Para a professora Néia Pureza, que participa da ornamentação das ruas desde criança, o Corpus Christi é uma festa muito especial. “É uma tradição que passa de geração em geração. É um momento de união familiar e de fé”, afirmou.