O Município de Faxinal recebeu, na quinta-feira (29), a Caravana de Crédito Paraná Recupera. O atendimento aconteceu na Agência do Trabalhador e proporcionou acesso a capital de giro com juros subsidiados para empreendedores informais, MEIS e empresas de micro e pequeno porte que tiveram prejuízos com o temporal de granizo que atingiu o município em outubro do ano passado.
LEIA MAIS: Eleições municipais dominam debate na 1ª reunião da Amuvi em 2024
O analista da Fomento Paraná, Conrado Ferreira de Lima, destaca que esse o financiamento tem prazo, e termina em abril.
“Hoje estamos aqui para fazer a divulgação dessa linha de crédito da Paraná Recupera em virtude da calamidade climática que o município passou no final do ano passado. Lembrando que essa linha de crédito tem validade, sendo abril, o mesmo período do Decreto Calamidade assinado pelo prefeito e sancionada pela Secretaria da Defesa Civil do Paraná”, disse o analista.
Os interessados em cadastrar a proposta de financiamento podem procurar a Agência do Trabalhador, na Sala do Empreendedor (Fomento Paraná), e cadastrar a proposta de financiamento. Lembrando que o financiamento é somente para atividades produtivas e atividades empresariais atingidas direta ou indiretamente pela chuva de granizo que atingiu o município no final do ano passado e afetou mais de 5,1 mil moradores, danificando residências, estufas e imóveis rurais.
Os moradores de Faxinal também estão autorizados a fazer retiradas do FGTS.
CONDIÇÕES — A taxa de juros da linha Paraná Recupera é fixa em 7,17% ao ano (0,58% ao mês) e o valor pode ser parcelado em até 36 vezes para operações de microcrédito ou até 60 vezes em operações maiores, limitadas em R$ 500 mil. Em ambos os casos o prazo inclui um período de carência para começar a pagar.
O Paraná Recupera é uma ação do Governo do Estado, autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior com base na lei estadual 20.164/2020, com sentido de divulgar, orientar e auxiliar os empreendedores que tiveram algum prejuízo em decorrência da chuva do final do ano passado. Essa ação foi uma parceria entre Governo do Estado, Prefeitura, ACEF, SDX Finance, Sala do Empreendedor, Fomento Paraná.