Oficina de Queijos e Cafés Especiais atrai apreciadores na Expovale

Autor: Da Redação,
sábado, 16/11/2024
Oficina  foi, realizada no Quiosque do Café na Fazendinha

A Oficina de Harmonização de Queijos e Cafés, realizada no Quiosque do Café na Fazendinha, da 20ª Exposição Agropecuária e Industrial do Vale do Ivaí (Expovale) de Ivaiporã foi um dos destaques da sexta-feira (15). O evento, promovido pelo IDR-Paraná em parceria com a DaleÔ Café, reuniu produtores e apreciadores para explorar a combinação de sabores e texturas de queijos e cafés especiais da região.

Segundo o engenheiro agrônomo Cleverson da Silva Souza, do IDR-Paraná, coordenador do Quiosque do Café, a oficina busca valorizar produtores de café e leite da região. “Queremos mostrar que nossos cafés e queijos têm qualidade elaborada”, afirmou.

- LEIA MAIS: Torneio de Leite e Clube da Bezerra são destaques na 20ª Expovale

A iniciativa mostrou queijos premiados, como a produtora Lilian Clara de Souza , de Rio Branco do Ivaí, vencedora do concurso nacional Prêmio Queijo Brasil – Série Ouro e queijos de Cândido de Abreu, que são bronze e prata estadual.

Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar cafés com classificação superior a 80. Souza explicou que a harmonização realça as características de ambos os produtos, valorizando texturas, sabores e acidez.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

A programação do Quiosque do Café incluiu também o Cup dos Cafés Especiais do Vale do Ivaí, que foi realizada neste sábado, com 12 produtores do Vale do Ivaí. O concurso premiou os melhores cafés, avaliados previamente por especialistas.

Os resultados foram apresentados ao público, que também pôde participar de uma avaliação guiada. “Podemos não ser os maiores produtores em quantidade, mas em qualidade temos, sim, cafés e queijos que competem com os de outras regiões e até de fora do nosso país”, enfatizou o agrônomo.

No domingo, o espaço sediará uma oficina sobre métodos de remoção de café, apresentando técnicas como prensa francesa, filtro e cafeteiras. “É uma forma de ensinar novas formas de preparar café e destacar a importância da produção regional”, explicou Souza.