Tribuna do Norte Online

Escolas de Ivaiporã se preparam para os Jogos Escolares 2025

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 31/03/2025
Jogos acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril Jogos acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril

Nesta segunda-feira, 31 de março, foi realizado o 71º Congresso Técnico dos Jogos Escolares – fase municipal, no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, reunindo representantes de Colégios Estaduais Idália Rocha, Bento Mossurunga, Barbosa Ferraz, Nilo Peçanha, Barão do Cerro Azul, Antônio Diniz, Mattos Leão e IFPR – além do Sesc, Santa Olga, Panamericano e Objetivo.

A pauta do 71º Congresso Técnico dos Jogos Escolares foi conduzida pelo secretário municipal de Esportes, Yan Santos, e pelo professor Silvio José, para definir as regras da competição, bem como os chaveamentos das equipes.

- LEIA MAIS: Pacientes oncológicos enfrentam dificuldades e pedem apoio da Amuvi

Os Jogos Escolares 2025 acontecerão entre os dias 7 e 11 de abril, reunindo uma média de 700 atletas dos ensinos fundamental e médio. As competições serão realizadas no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, Escola Municipal Ivaiporã, Colégio Estadual Barbosa Ferraz, IFPR e Country Club.

Yan Santos agradeceu aos representantes escolares pela participação e anunciou a liberação das fichas de inscrição para as modalidades. Também informou que o transporte será responsabilidade da Secretaria de Educação – limitado apenas aos atletas.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

A arbitragem foi outro ponto de destaque da reunião. O árbitro Matricardi, representante da licitação responsável pela arbitragem dos Jogos Escolares, aproveitou para esclarecer dúvidas dos representantes.

Entre as novidades, Yan Santos anunciou a retomada da modalidade de handebol nas escolas e sugeriu a realização de um futuro campeonato exclusivo da categoria. “A ideia foi bem recebida pelos professores, que se comprometeram a incentivar a prática entre os alunos”, disse o secretário de Esporte.

Outro tema debatido foi a possibilidade de um mesmo aluno competir em mais de uma modalidade. Após discussões, ficou estabelecido por votação — 6 votos contra e 3 a favor — que o ideal é limitar a participação para evitar conflitos de horário e sobrecarga física dos atletas.

“Sobre a documentação, reforçamos a exigência do CPF para efetivar as inscrições, porque nem todas as Carteiras de Identidade têm o número de registro”, antecipou Yan Santos avisando que serão aceitas apenas identidades digitais apresentadas via aplicativo oficial, e que a responsabilidade pelo aparelho celular será inteiramente do aluno, isentando a Prefeitura e a Secretaria de Esportes de quaisquer danos.