Dezessete ex-prefeitos vão estar na disputa na região

Autor: Da Redação,
sábado, 29/06/2024
Eleições acontecem em 6 de outubro

As eleições municipais de 6 de outubro deste ano deverão ter atuais prefeitos disputando a reeleição, políticos novos buscando o Poder Executivo pela primeira vez e também ex-prefeitos que pretendem voltar à administração municipal depois de um período sem mandato.

Na região de Apucarana existem pelo menos dezessete ex-prefeitos que deverão estar na disputa novamente em busca de mais um mandato na prefeitura. É o que se cogita nos bastidores políticos dos municípios.

Dos ex-prefeitos da região, podem estar na disputa eleitoral Beto Preto (PSD), de Apucarana; Adilson Lucchetti (PP), o Didi, de Borrazópolis; Neusa Bellini (PSDB), de Cambira; Maurício Bueno de Camargo (PSDB), de Cruzmaltina; Adilson Silva Lino (PL), de Faxinal; Edson Silva Lino (PSDB), de Grandes Rios; Benedito José Púpio (MDB), o Ditão Púpio, de Jandaia do Sul; Washington Luiz da Silva (PSD), de Kaloré; Marcos Eusébio Sobreira (MDB), o Marcão, de Lidianópolis; Pedro Sérgio Mileski (PV), de Marilândia do Sul; Roberto Munhoz (União Brasil), o Polaco da Pá, e Jesuel de Oliveira (PL), ambos de Novo Itacolomi; Ene Benedito Gonçalves (PDT), de Rio Bom; Gerôncio Rosa (PSD), de Rio Branco do Ivaí; Hugo Manueira (PSD), de Sabáudia; e Clóvis Bernini Junior (MDB), o Juninho, e Fábio Hidec (PSC), de São João do Ivaí.

REELEIÇÃO

De outro lado, vão tentar a reeleição para um segundo mandato consecutivo os atuais prefeitos Tiago Epifânio da Silva (PSD), de Ariranha do Ivaí; Dalton Moreira (PSD), de Borrazópolis; Natal Casavecchia (PL), de Cruzmaltina; Primis de Oliveira (PSD), de Godoy Moreira; Toninho do Café (PSL), de Grandes Rios; Luiz Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã; Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul; Edmilson Stêncil (PL), de Kaloré; Moisés de Andrade (PSD), de Rio Bom; Pedro Taborda Desplanches (MDB), de Rio Branco do Ivaí; Moisés Ribeiro (PP), de Sabáudia; Carla Emerenciano (União Brasil), de São João do Ivaí); e Maria Regina Della Rosa Magri (União Brasil), de São Pedro do Ivaí.

SEM REELEIÇÃO

Os municípios onde os atuais prefeitos não vão disputar a reeleição, uma vez que estão exercendo o segundo mandato consecutivo, são Apucarana, Arapongas, Arapuã, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Faxinal, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi e Rosário do Ivaí.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 6 de outubro deste ano haverá eleições e. 5.569 cidades brasileiras. Além dos prefeitos e seus respectivos vices, serão eleitos 58.114 vereadores.

O número exato de vereadores a serem eleitos ainda não é definitivo, uma vez que varia de acordo com o número de habitantes de cada município e as câmaras municipais têm até 5 de agosto para alterar ou não.

Não haverá eleições municipais no Distrito Federal e na Ilha de Fernando Noronha.