O caseiro de uma ilha do Rio Ivaí foi preso, nesta terça-feira (18), após a Polícia Militar Ambiental receber uma denúncia anônima de pesca predatória e caça ilegal de animais. A ocorrência foi registrada no município de São João do Ivaí.
De acordo com as autoridades, a equipe se dirigiu até o local e durante a fiscalização foram encontradas duas armas de fogo em situação irregular, além de várias munições e os materiais de pesca predatória.
- LEIA MAIS: Homem cai em golpe ao acreditar em parceria de trabalho, em Cambira
Os militares se depararam com 147 munições de calibres diversos, aviamentos para recarga de munições, além de mais de 800 metros de redes de pesca em malhas diversas, 1 tarrafa e 200 metros de espinhel.
O homem foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Civil da cidade de São João do Ivaí juntamente com os materiais apreendidos para as providências cabíveis. As armas de fogo eram uma espingarda calibre. 36 e uma carabina calibre. 22.
Pesca predatória
A pesca predatória consiste em uma atividade pesqueira realizada de maneira desenfreada, sem qualquer medida sustentável. Isto é, trata-se da pesca excessiva praticada pela ação humana.
Um dos impactos dessa ação é a diminuição considerável de espécies de peixes. Logo, conforme continuamos removendo das águas pescados dos mais diversos tipos sem qualquer responsabilidade, a tendência é que ocorra a extinção de algumas das espécies.
Naturalmente, com a exploração dos peixes e sua consequente remoção dos ecossistemas, surge uma falta de equilíbrio ambiental. Portanto, a tendência é que outras espécies que dependem dos peixes para sobreviver sejam impactadas diretamente.
A pesca predatória é também responsável pela pesca fantasma, que nada mais é que a morte de peixes e outros animais marítimos devido ao lixo gerado pela atividade pesqueira, sobretudo os restos de equipamentos de pesca descartados nos oceanos e mares.
Informações Máfia do Mergulho.