A Caravana Paraná Unido pelas Mulheres desembarcou nesta sexta-feira (24) em Ivaiporã, para mais um encontro com mulheres da região. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), busca fortalecer a rede de proteção à mulher e combater a violência contra o gênero.
A segunda temporada da Caravana, que teve início em 2023, tem como objetivo articular políticas públicas mais assertivas para as mulheres paranaenses. O evento acontece até às 17 horas no Centro Cultural Olívia Hauptmann.
- LEIA MAIS: Comitiva de Arapongas realiza reunião técnica com empresa indiana
A secretária da Mulher, Leandre Dal Ponte, destacou a importância da Caravana para levar os serviços do Estado para mais perto das mulheres. “Quero agradecer a administração municipal, o nosso prefeito Carlos Gil, a nossa procuradora da mulher, a Gertrudes. É uma alegria a gente poder estar aqui para poder, primeiro, trazer esse tema tão importante que é o fortalecimento da rede de proteção à mulher e o combate à violência. Na primeira temporada nós trabalhamos muito a questão dos arranjos de governança, mas agora nós estamos trabalhando com os serviços do Estado para que ele chegue cada vez mais perto das mulheres”, afirmou.
Leandre também ressaltou as ações do Governo do Estado para combater a violência contra a mulher, como a Operação Vida, realizada pela Secretaria de Segurança Pública, e o programa Mulher Segura, uma parceria entre as secretarias da Mulher e da Segurança Pública. “Enquanto a Secretaria da Mulher está trabalhando com o sistema de governança, a Secretaria de Segurança Pública vem fazendo a Operação Vida. E já foram mais de 900 prisões realizadas ao longo desse período da Operação Mulher Segura”, disse a secretária.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), parabenizou a iniciativa do governo do estado e destacou a importância da criação de uma secretaria estadual exclusiva para defender os direitos das mulheres, “e principalmente coibir a violência”, afirmou. Carlos Gil também ressaltou os resultados positivos da Procuradoria da Mulher em Ivaiporã, que registrou uma queda de 43% na violência contra a mulher desde sua criação. “Isso significa que essa luta contra a violência está funcionando, principalmente em Ivaiporã”, disse o prefeito.
A vereadora Gertrudes Bernardy (MDB), procuradora da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo, também elogiou a Caravana e destacou a importância do trabalho em conjunto para combater a violência contra a mulher. “Muito bom a gente poder receber todas essas mulheres. Num dia chuvoso como hoje, a gente vê a casa lotada, todo o Vale do Ivaí fazendo presente. Isso significa que essa luta contra a violência está funcionando. Desde o dia 1º de março, quando inauguramos a Procuradoria da Mulher houve diminuição de violência, de passagens pela delegacia de mulheres que são violentadas. Isso tudo é uma prova de que todo o trabalho desenvolvido realmente funciona”, disse Gertrudes
A programação da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres segue durante a tarde toda com vasta atividades, como palestras e relato de experiências entre os municípios participantes. Marca presença no evento, autoridades, vereadores, secretários municipais e servidores de Ivaiporã e de cidades da região.