A 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que teve início na quarta-feira (24), chega ao fim nesta sexta-feira (26), em Lunardelli, a Capital Paranaense da Fé. O evento, realizado no Santuário Santa Rita de Cássia, reuniu palestras, painéis, workshops e a 2ª Exposição “Riquezas do Vale”, que valorizou a cultura e a gastronomia dos 26 municípios do Vale do Ivaí, evento organizado pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí(Amuvi).
Durante os três dias de fórum, foram debatidas ações para fortalecer o turismo religioso no Paraná e aumentar a visibilidade dos municípios com potencial neste segmento. O objetivo é impulsionar a economia local, gerar renda e emprego, além de valorizar o patrimônio cultural e espiritual das regiões.
- LEIA MAIS: Sexta-feira tem temperaturas elevadas em Apucarana; confira a previsão
Para o secretário municipal de Turismo, Francisco Izidoro, a ideia central do Fórum foi proporcionar a troca de experiências e o maior envolvimento da comunidade local. “Esse segmento tem um grande potencial de crescimento, e eventos como esse são importantes para impulsionar o desenvolvimento das cidades que possuem atrativos religiosos”, disse.
A 2ª Exposição “Riquezas do Vale”, que se encerra junto com o Fórum, apresentou o melhor da produção regional em gastronomia, artesanato e produtos típicos. Visitantes puderam conhecer e degustar pratos típicos, doces, bebidas e outros produtos dos 26 municípios da região. O evento contou com mais 80 expositores.
O prefeito de Lunardelli, Reinaldo Grola, celebrou o sucesso do evento. “O 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso foi um grande sucesso. Conseguimos reunir um grande número de pessoas interessadas em fortalecer este segmento no nosso estado”, disse.
Grola agradeceu o apoio do governo estadual e das demais entidades parceiras. “Agradeço ao governo do estado, à Secretaria de Estado do Turismo e à Amuvi por todo o apoio que nos deram para a realização deste evento”.
Além da mostra de produtos, a exposição também contou com apresentações artísticas de grupos de Apucarana, Novo Itacolomi, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Faxinal, Lidianópolis, Kaloré, Lunardelli, Ivaiporã, Mauá da Serra, Arapuã e Bom Sucesso. As apresentações incluíram danças, músicas, corais, fanfarras e outras atrações culturais.
Programa de Regularização Fundiária
Além dos debates sobre o potencial do turismo religioso no estado e da 2ª Feira Riquezas do Vale do Ivaí, o evento marcou o lançamento do Programa de Regularização Fundiária do Paraná. O programa de regularização fundiária visa garantir a segurança jurídica da posse da terra para milhares de famílias paranaenses.
O prefeito de Cambira e presidente da Amuvi, Emerson Toledo Pires, parabenizou a realização do evento e destacou a importância do programa estadual.
“Ficamos felizes pelo lançamento do programa aqui, a primeira das três reuniões que vai ter em todo o estado do Paraná. Está de parabéns o Jorge Lange, presidente da Cohapar, o governador Ratinho Junior, por transformarem a vida das pessoas num programa como esse. Também agradeço, a presença maciça dos prefeitos, vice-prefeitos, representantes de todo o Vale do Ivaí, que estiveram aqui para prestigiar o evento e assinarem o termo de adesão ao programa”.