De tempos em tempos, novas tecnologias surgem no mercado, o que faz com que as pessoas precisem atualizar seus dispositivos. Esse é o caso do smartphone, que é trocado com alguma frequência.
Porém, essa troca apresenta um desafio: transferir os registros de um dispositivo para o outro, especialmente arquivos de aplicativos, como o WhatsApp.
Por isso, se você trocou de celular, veja como transferir o WhatsApp em poucos passos e garantir que todos os seus registros estejam disponíveis quando você precisar.
Baixar o app nem sempre funciona
Normalmente, para transferir o WhatsApp de dispositivo, o usuário apenas faz o download do app na loja do seu sistema operacional.
Entretanto, essa não é uma possibilidade quando você precisa transferir WhatsApp do iPhone para Android ou vice-versa.
Isso porque, quando os equipamentos possuem sistemas operacionais diferentes, eles não compartilham o mesmo tipo de memória em nuvem, impossibilitando a transferência de dados de uma forma mais direta.
Nesses casos, transferir WhatsApp do iPhone para Android ou do Android para iPhone vai exigir o auxílio de ferramentas extras – mas tem solução!
Como transferir os registros do WhatsApp
Usar o WhatsApp faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. Em 2020, o app atingiu o número de 2 bilhões de usuários, o que dá uma dimensão da sua popularidade.
É justamente por ser tão utilizado que saber como transferir o WhatsApp entre smartphones, mantendo todos os registros, é tão importante. Essa é a única forma de garantir que nenhuma conversa ou imagem será perdida.
Quando os celulares são de sistemas operacionais diferentes, é preciso contar com programas específicos para realizar essa transferência de dados.
Uma opção interessante é o MobileTrans. Este software possui uma série de funcionalidades, que vai da transferência de registros do WhatsApps, até a possibilidade de fazer backup de dados no computador.
Uma vantagem do MobileTrans é a facilidade de uso, que dá ao usuário a possibilidade de transferir dados em poucos passos. É por isso que, neste tutorial, o MobileTrans é o software utilizado.
Veja como transferir o WhatsApp em poucos passos, a seguir:
1. Indicando a transferência
Primeiro, baixe e instale o MobileTrans no seu computador. Ao abrir o programa, você vai encontrar um menu com algumas opções. Selecione “Transferência do WhatsApp” para iniciar o processo.
2. Conecte os dispositivos
Na segunda etapa, você vai precisar conectar os dispositivos (o celular novo e o velho) no computador, por meio do cabo USB.
Aguarde alguns segundos para que o MobileTrans reconheça os equipamentos.
3. Selecione o que você quer transferir
Na sequência, o software vai apresentar uma seleção de arquivos localizados no smartphone de origem. Você pode alterar o celular de origem e destino por meio de uma flecha no meio da tela.
Nesse ponto, confira os itens reconhecidos pelo MobileTrans e selecione todos os itens que você quer passar do celular antigo para o novo.
4. Inicie o processo
E então, é só clicar em “Iniciar” para que o processo de transferência comece.
Esse processo pode levar alguns minutos e é fundamental que você não desconecte smartphones, para não correr o risco de perder informações.
Assim, em poucos passos, o seu smartphone novo já está pronto para uso, com todas as informações que você precisa!
E os celulares com o mesmo sistema operacional?
Normalmente, celulares com o mesmo sistema operacional são mais práticos de transferir pelo WhatsApp.
Afinal, com dispositivos que compartilham a linguagem, o celular novo consegue sincronizar os registros de acordo com o que foi salvo na nuvem.
Porém, isso só vai funcionar se o usuário costumava manter o backup das conversas ativo. Caso contrário, é interessante primeiro fazer o backup do WhatsApp no MobileTrans, para garantir que os registros serão salvos no novo smartphone, ao transferir os dados.
De qualquer forma, conta com um programa especializado em transferência de dados é sempre interessante. Além de transferir WhatsApp em poucos passos, o usuário consegue usar recursos extras, que ajudam a administrar a memória do seu celular.
E aí, acompanhado de uma boa ferramenta, cuidar dos seus registros é muito mais prático e seguro!