O julgamento de Alec Baldwin por homicídio culposo após um disparo fatal em um set de filmagem começa nesta terça-feira (9) nos Estados Unidos, com a escolha do júri que deverá decidir se a morte da diretora de fotografia de "Rust" foi por sua culpa.
A estrela de Hollywood apontava uma arma cenográfica para Halyna Hutchins durante um ensaio no estado do Novo México quando disparou a bala que a atingiu. Baldwin, de 66 anos, disse que não sabia que a arma estava carregada e não puxou o gatilho.
Os promotores alegam que ele agiu de forma irresponsável no set e mudou repetidamente sua versão dos fatos desde o trágico incidente de 21 de outubro de 2021. Várias tentativas da defesa de Baldwin de arquivar o caso falharam.
📰 ENTENDA O CASO: Alec Baldwin chora ao sair da delegacia após tiro acidental
O ator compareceu na segunda-feira (08), à última audiência preliminar em um tribunal de Santa Fé, onde sentou ao lado de seus advogados e fez anotações em um caderno amarelo. A seleção do júri deve terminar nesta terça-feira e ambos os lados apresentarão argumentos iniciais na quarta-feira. O julgamento deve durar cerca de dez dias.
Com a fama de Baldwin e a raridade das mortes nos sets de indústria com altos níveis de controle nos Estados Unidos, a história chamou a atenção internacional. Também polarizou opiniões: de um lado há quem veja Baldwin, um ator que desconhecia que a arma tinha uma bala verdadeira, como vítima, e de outro, aqueles que consideram a morte uma consequência de seu comportamento supostamente irresponsável.
"Ver o comportamento do Sr. Baldwin no set de 'Rust' é ver um homem que não tem absolutamente nenhum controle sobre suas emoções e não se preocupa como seu comportamento afeta as pessoas ao seu redor", disse a promotora especial Kari Morrissey.
Se for considerado culpado, Baldwin pode pegar até 18 meses de prisão. Resta saber se ele falará em sua defesa.
Quem é Alec Baldwin
Alec Baldwin é um ator, comediante, ativista político e produtor. Nascido nos Estados Unidos em 1958, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por 'The Cooler' (2003) e venceu o Globo de Ouro com a comédia '30 Rock' em 2007, 2009 e 2010.
📲Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Sucessos do ator:
A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)
Os Fantasmas Se Divertem (1998)
As Loucuras de Dick e Jane (2005)
O Julgamento do Diabo (2007)
Simplesmente Complicado (2009)
97 Minutos (2023)
Com informações: G1