O que é BI (Business Intelligence)? Especialista explica

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 05/11/2021
O que é BI (Business Intelligence)? Especialista explica

Hoje em dia, as empresas precisam lidar com um volume cada vez maior de dados e de diferentes fontes. Muitas vezes, fica difícil saber exatamente como aproveitar da melhor forma possível todos os dados coletados e se perde muito tempo transformando estes dados em informação.

Nesse sentido, uma empresa que deseja se destacar no mercado só obtém sucesso por meio do BI (Business Intelligence).

Esse conceito ajuda a empresa a identificar tendências, problemas e mudanças com antecedência, fornecendo controle e uma gestão mais ágil para tomar decisões estratégicas de forma eficiente.

É por isso que a ferramenta Power BI se tornou tão essencial nos dias de hoje. Uma ferramenta de utilização fácil e intuitiva proporciona experiências de vendas positivas, oferecendo uma visão muito mais abrangente do produto e se tornando o favorito das empresas de maior sucesso no mercado.

 O que é BI (Business Intelligence)?

Mas o que é BI (Business Intelligence)? Para responder essa questão, contamos com Rogério Nogueira Borges, fundador da RNB Soluções em Gestão de Resultados, que já atendeu empresas como Coca-Cola, 3M, Yamaha e outras grandes empresas, para ajudar nessa questão.

“O Business Intelligence (BI), também conhecido como inteligência de negócios, é um conceito utilizado para realizar a análise de dados com base na gestão de resultados”, revela o especialista. 

O Power BI, ferramenta de BI desenvolvida pela Microsoft, segue líder pelo 3° ano consecutivo na pesquisa do Gartner. O Quadrante Mágico do Gartner para BI é um relatório de pesquisa de mercado publicado pela empresa de pesquisa e consultoria americana Gartner Inc. Esse relatório tem como objetivo fornecer uma análise qualitativa do mercado: sua direção, maturidade e participantes.

 O que é o Power BI?

O Power BI é a melhor ferramenta de Business Intelligence do mercado.

Segundo Rogério Borges, essa ferramenta é a junção dos 3 suplementos de Self – Service BI do Excel (Power Query, Power Pivot e Power View). Esses suplementos foram reunidos em um único software, não dependente do Excel. “A ferramenta otimiza os processos e organiza as informações de modo a facilitar a tomada de decisões da empresa”, revela.

Rogério explica o crescente sucesso do Power BI: “Ele permite maior agilidade na tomada de decisões, economiza um tempo valioso, previne problemas e permite que a empresa agilize soluções”.

            O profissional apto a utilizar a ferramenta Power BI ganha um imenso destaque no mercado de trabalho. As oportunidades para esse profissional são em muitas áreas: logística, comercial, marketing, recursos humanos, financeira, controladoria e muitas outras.

            Para aprender a utilizar o Power Bi com um curso simples e direto ao ponto, conheça o curso de Power BI oferecido por Rogério Nogueira Borges. “O curso tem como objetivo deixar a pessoa apta a utilizar a ferramenta Power BI e aprender sobre o conceito de Business Intelligence, criando um projeto do 0 e aplicando-o no projeto de vendas”, ilustra o especialista.

            O curso é completo e possui uma linguagem simples, facilitando o entendimento até mesmo de quem nunca trabalhou com tecnologia. Além disso, pode ser realizado de forma totalmente online, através da plataforma MegaCursos, e oferece um certificado válido em todo o Brasil.

Para saber mais sobre o curso de Power BI acesse https://megacursos.com.br/curso/power-bi/