Os cães são considerados os melhores amigos do homem, e quase todo mundo possui um de estimação. Apesar de serem companheiros, pode ser desafiador treinar e cuidar deles. Muitas pessoas querem que os pets se sintam amados, mas também desejam que eles se comportem e obedeçam aos comandos.
São diversos os benefícios de ter um cachorro, porém, há muitas responsabilidades. Inclusive, às vezes, os tutores fazem coisas que não deveriam, mesmo com as melhores das intenções.
Confira alguns erros comuns que os tutores cometem:
Dar muitas guloseimas - depender demais de petiscos e biscoitos pode acabar fazendo seu cão responder apenas à comida e nada mais.
Dar comida do seu prato para o cachorro - isso não só cria um mau hábito, como também aumenta o risco de alimentar seu cão com algo que ele não deveria comer. Alguns alimentos, inclusive, são perigosos para cães.
Não usar um cinto de segurança no seu cão - assim como nós, os cães precisam usar cintos de segurança. E, sim, pelas mesmas razões. Então, não tem desculpa.
Soltar a coleira e "forçar" uma interação - dizer ao seu cão para ir brincar e fazer amigos pode ser ótimo para ele, mas também pode ser estressante. Não tem como a gente saber, então é melhor apresentá-lo a outros cães na coleira e depois ver o que acontece.
Deixar seu pet dentro do carro - a temperatura dentro de um carro pode subir rápido demais e mesmo só alguns minutos no carro quente pode ser fatal para o seu cão.
Esperar para punir o cachorro - o mau comportamento deve ser resolvido imediatamente. Cães só associam uma punição com um comportamento quando isso é feito na hora e no local. Ficar com raiva deles depois de terem feito algo que você não gostou só vai deixar o animal confuso.
Não entender quais as recompensas favoritas dele - assim como os humanos, os cães têm preferências diferentes quando o assunto são recompensas. Para alguns, brincar de bola é a melhor coisa que podem receber, outros podem ficar extremamente felizes em ganhar carinho na barriga.
Achar que o cachorro rói seus sapatos por vingança - isso geralmente é um sinal de ansiedade de separação e não tem nada a ver com vingança.
Alimentar demais o animal - quando usamos a comida como maneira de dar mais amor ao cão, isso pode ter consequências negativas. Há outras maneiras de demonstrar afeto pelo seu amigo de quatro patas, e evitam que ele fique acima do peso.
Passar sermão no cão - dizer ao seu cão "não faça isso de novo" e dar palestras a ele sobre o que é certo ou errado, raramente é eficaz. Cães respondem a pistas simples, boas ou ruins. E isso deve ser feito no local em que acontece.
Nunca deixar o cachorro correr solto - os cães também precisam de exercícios vigorosos e brincadeiras fora da coleira.
Usar produtos pesados de limpeza - alguns produtos de limpeza, como alvejante e amoníaco, são perigosos para cães. Os peludos podem absorver as toxinas através de suas patas ao andar pelo chão úmido, por exemplo.
Confortar o cão quando ele chora - nosso instinto diz que temos que consolar nossos cães imediatamente, mas cães podem entender isso como uma recompensa associada a estarem assustados.
Superestimar a inteligência do seu cão - sim, seu cachorro pode ser muito inteligente. Mas ter a inteligência de uma criança humana de três anos não vai mantê-lo seguro o tempo todo. Apesar de serem inteligentes, eles ainda são cães e precisam ser cuidados por seus donos.
Mandar o cão parar de latir - gritar com seu cachorro para ele parar de latir, às vezes, pode ter o efeito oposto. Seu cachorro pode pensar que você está brincando e latir ainda mais alto.
Desistir do treinamento antes do tempo - treinamentos de comando podem ser cansativos, mas consistência é fundamental. Não acredite que seu cachorro não consegue aprender. Qualquer cão, de qualquer idade, consegue. É só não desistir.
Esfregar o nariz do seu cachorro nas suas necessidades - esfregar o focinho do animal nas necessidades feitas fora do lugar é um conselho de treinamento bastante ultrapassado e que raramente funciona. O cachorro simplesmente se sentirá ansioso e provavelmente não vai fazer a conexão.
Reforçar o mau comportamento - se você rir e acariciar seu cachorro quando ele ou ela faz algo errado (mesmo que possa ser engraçado), você está basicamente dizendo ao seu cão que está tudo bem fazer isso. Se eles recebem atenção por mau comportamento, é provável que o repitam.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Transformar o treinamento com a coleira numa coisa ruim - cachorros devem aprender e gostar de andar de coleira. O treinamento com a coleira não deve ser uma coisa ruim. Pode ser desafiador às vezes, mas não é de forma alguma uma maneira de punir seu cão.
Dar petiscos para os dentes ao invés de escovar os dentes - lanches dentários podem ajudar a manter o acúmulo de placa e tártaro à distância, mas eles não substituem a escovação.
Dar um brinquedo ao seu cachorro depois dele ou dela mastigar seus sapatos - dar um brinquedo ou um osso ao seu cão para distraí-lo não é o ideal, pois você está reforçando o mau comportamento. Então é provável que eles repitam. O certo é brigar com ele, tirar o sapato e, depois de alguns minutinhos, dar o brinquedo.
Negligenciar os passeios diários - os cães precisam passear diariamente ao ar livre e curtir o passeio. Os tutores têm a tendência de fazer passeios mais curtos ou parar completamente quando estão mais ocupados ou cansados, mas é importante não negligenciar as saídas.
Confiar somente no pet shop - a higiene e a escovação dos pelos precisam ser mais presentes do que apenas na ida do peludo ao pet shop.
Colocar flores numa mesa baixa - muitas plantas e flores são tóxicas para cães, mas, é claro, cachorros não terão problemas em derrubar um vaso e mastigá-las.
Fonte: Stars Insider.