O artista Rafael Ferreira Vieira, assina a partir do dia 12 de setembro, a exposição 'Indígenoma', no Sesc Apucarana, durante 41ª Semana Literária. Ele apresenta um ensaio fotográfico que retrata a busca do artista por suas raízes, por seu povo originário, pela história de sua árvore genealógica.
A partir das perguntas "O questionamento é: onde começa a história da minha família?" e "Quem são os meus ancestrais?" foi que Rafa na Raça, como também é conhecido, deu início a criação da exposição. A mostra segue até o dia 17 de setembro, das 8 às 21 horas.
“Quando andei pela pequena mata, em silêncio consigo reconectar à memória do lugar, minha infância, quando por ali era tudo sítio e em cada palmo de chão, brotava vida, tinha comida sem veneno, tinha água fresquinha saindo de dentro da terra, tinha cafezais e um cheiro bom de manhã, tinham muitos animais que viviam ali naquele mato, ali ainda é minha casa, minha quebrada, o meu lugar no mundo, para onde voltarei sempre que precisar relembrar quem sou", explica.
Trajetória
Rafael Ferreira Vieira é escritor, compositor e músico apucaranense. “Perplexia” é sua primeira obra, publicada em 2017. Atua como ativista cultural, promovendo Saraus e ocupações culturais urbanas. É idealizador do documentário Br Navalha. Em fevereiro de 2020 foi lançado o primeiro vídeo clipe do artista, trabalho áudio visual produzido pela produtora GBR Filmes TV.