Um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do PSL, mostra que o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão tecnicamente empatados para as eleições de 2022, em um eventual primeiro turno e, também, segundo turno. A apuração levou em consideração também o nome do apresentador José Luiz Datena como candidato à presidência.
De acordo com a apuração, em um primeiro turno com todos os possíveis candidatos, já sem a presença de Luciano Huck, Bolsonaro tem 34,3% das intenções de voto. Logo após, vem Lula, com 32,5%. Ainda neste cenário, Datena tem 7,5%, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 5,8%; João Doria (PSDB) 3,4%; Luiz Henrique Mandetta (DEM) 3,2% e a senadora Simone Tebet (MDB) 1,1%.
Cerca de 2040 eleitores de 156 cidades de todos os estados e do Distrito Federal foram ouvidos na pesquisa. Deste número, 8,6% alegaram que irão votar em branco, nenhum ou anular. Cerca de 3,6% não souberam responder.
Já em um segundo turno, Lula aparece com 40,2% das intenções de votos e Bolsonaro com 40%, o que seria um empate. 15,3% dos entrevistados disseram que vão votar em branco, nenhum ou anular.
Rejeição
No índice de rejeição, 50,4% afirmam que não votam em Bolsonaro de jeito nenhum e 49,7% não escolheriam Lula. O mais rejeitado neste quesito é Dória com 57,2%.
Governo Bolsonaro
Em relação a aprovação do governo Bolsonaro, a maioria desaprova a gestão: 53,8%, contra 42% que aprovam e o restante não soube ou não quis opinar.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações; Banda B.