Moro se encontra com Zelensky em Kiev e critica posição de Lula sobre guerra na Ucrânia

Autor: Wesley Bião (via Agência Estado),
sexta-feira, 29/11/2024

O senador Sérgio Moro (União-PR) se encontrou nesta sexta-feira, 29, com o presidente ucraniano Volodmir Zelenski em Kiev. Além do ex-juiz, a comitiva brasileira contava com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES), além do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

"Viemos, a delegação brasileira, à Ucrânia dizer, com clareza solar, que a população brasileira apoia a sua causa e que é contra a guerra de agressão promovida pela Rússia. A Ucrânia, hoje, luta por sua soberania e pelo mundo livre. A posição de Lula não nos representa", escreveu o parlamentar.

Malta disse que "pediu desculpas" ao presidente ucraniano pelas "declarações desrespeitosas" de seu homônimo brasileiro, "deixando claro que a maioria de nós não compactua com tais atitudes. Aproveitei também para destacar que o momento delicado que vivemos no Brasil com sinais preocupantes de autoritarismo".

Zelensky, por sua vez, agradeceu a visita e o apoio demonstrado pela delegação brasileira. O presidente ucraniano atualizou os parlamentares sobre a situação no front de batalha e destacou a importância de alianças internacionais para fortalecer a resistência de seu país, além de mencionar o papel crucial de gestos diplomáticos no fortalecimento da causa ucraniana.

Como antecipou a Coluna do Estadão, o grupo foi convidado pelo embaixador ucraniano no Brasil, Andrii Melnyk, para participar da Conferência Parlamentar "Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro". O evento ocorre em Kiev, de 29 de novembro a 1º de dezembro. No convite oficial, o embaixador ucraniano diz que a presença é "mais do que um gesto de solidariedade; é um símbolo de apoio ao povo ucraniano".