O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro será anunciado nesta quinta-feira (08) como titular do Ministério da Defesa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome de José Múcio estava sendo ventilado para o cargo desde o início da transição.
Lula havia afirmado que só anunciaria nomes de ministros após sua diplomação no Superior Tribunal Federal (STF), na próxima segunda-feira (12). Entretanto, o objetivo da nomeação é adiantar e melhorar a articulação entre Defesa, Congresso Nacional e Executivo, antes mesmo da posse.
- LEIA MAIS: Lula faz novo exame na garganta em SP, que mostra “normalidade”
A previsão de um civil voltar ao posto já tinha sido aventada por Lula. O posto de chefe da Defesa vem sendo ocupado por militares desde o governo de Michel Temer (2016 a 2019). O último civil a ocupar a Defesa foi Raul Jungmann, também no fim do governo Dilma.
Múcio foi, de 2007 a 2009, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais no governo Lula. Depois, foi alçado ao TCU pelo próprio presidente eleito na ocasião, quando deixou a pasta. O ministro também atuou como deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos.
Por Deborah Hana Cardoso e Igor Gadelha para o Metrópoles.