Em missão oficial à China, o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), acompanhou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em encontros para viabilizar a abertura de novos mercados aos produtores brasileiros. A expectativa é aumentar a exportação de carne, frutas e vegetais ao país asiático.
📰 LEIA MAIS: Com fezes na roupa, homem perturba loja e vai preso em Apucarana
Após reunião no GACC da China, órgão responsável pelas questões sanitárias e fitossanitárias, o parlamentar se mostrou otimista. “Foi uma reunião muito importante, em especial para produtores de frutas e proteína animal. O Brasil é uma potência na produção de alimentos reconhecida pelo mercado asiático”, afirmou.
Por sua vez, a senadora e ex-ministra Tereza Cristina divulgou vídeo em que mencionou os produtos que podem movimentar os mercados brasileiro e chinês. “Muitas coisas caminhando com muita celeridade. Devemos anunciar, no Brasil, a abertura do mercado do melão do Brasil para a China e da pera da China para o Brasil”, comentou.
Carne brasileira
Em setembro, o Ministério da Agricultura do Brasil recebeu comunicação do governo chinês sobre a liberação de 25 novos estabelecimentos brasileiros aptos a exportar carnes para a China. Com isso, o número de frigoríferos habilitados a vender ao mercado chinês chega a 89.
A notícia impulsionou o mercado de proteína animal, que já registrava saldo positivo em 2019. A expectativa é que os produtores brasileiros consigam atender parte da grande demanda chinesa por carne. Segundo o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, a China deverá dobrar o seu consumo de carne bovina até 2026.
Veja: