Nesta quinta-feira (6), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação da ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Cida foi indicada pelo presidente Jair Bolsonaro.
A ex-governadora esteve fortemente ligada na execução da nova ponte que liga o Brasil ao Paraguai. As obras estão sendo feitas com recursos de Itaipu. No ano de 2018, Cida se reuniu com o presidente Michel Temer, com o presidente paraguaio, Mario Adbo, e também se encontrou com a gerência brasileira e paraguaia da usina.
No mês de dezembro, ainda de 2018, Cida participou da cerimônia de assinatura do convênio entre os países para a construção da ponte.
Ex-governadores
Quando foi governadora do Estado, Cida Borghetti administrou um orçamento de aproximadamente R$ 50 milhões, encaminhou recursos para todos os municípios. Cida fará parte do Conselho que já teve entre seus membros os ex-governadores José Richa, Orlando Pessuti e Ney Braga.
O Conselho é composto por 12 conselheiros, seis brasileiros e seis paraguaios. Além deles, há dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. Os membros se encontram a cada dois meses ou em convocação extraordinária.
Com informações; GMC