'Melhor pesquisa é a de hoje', diz prefeito

Autor: Da Redação,
domingo, 02/10/2016

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que tenta a reeleição, votou às 10h30 no Colégio Batista, bairro Meireles, zona nobre da cidade. O candidato está em primeiro lugar nas pesquisas, com 39% dos votos válidos, segundo Datafolha divulgado no último sábado (1). Ele chegou acompanhado da família, do vice Moroni Torgan (DEM), do presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho, e do presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo. "A melhor pesquisa e a única é do dia de hoje. Tenho que agradecer que só crescemos nesse campanha. Por um lado me dá gratidão, por outro, humildade. Mas vamos aguardar o resultado. Só falarei de apoio no segundo turno depois da apuração", disse. A expectativa de Roberto Cláudio é de que o governador Camilo Santana (PT) possa estar mais próximo a ele no segundo turno. Apesar de explicitamente apoiar o prefeito, o governador foi impedido de fazer campanha para ele porque a candidata do PT, Luizianne Lins, estava na disputa. Ela está em terceiro lugar nas pesquisas. Caso não passe para a próxima fase do pleito, Camilo poderá endossar oficialmente o prefeito.

Em segundo lugar nas pesquisas, com 31%, segundo o Datafolha, Capitão Wagner (PR) votou por volta das 9h30 na escola estadual Nogueira Lima, no bairro João XIII, periferia da cidade. Ele chegou ao lado da família: esposa, dois filhos, pai e mãe. O atual vice-prefeito Gaudência Lucena (PMDB), que está na chapa de oposição com Wagner também o acompanhou. "A gente sabe o quanto nossa candidatura cresceu. Tenho certeza que mais tarde estaremos comemorando a passagem para o segundo turno", diz. Com apoio dos senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB), Wagner teve o maior tempo de televisão na campanha. Questionado sobre a ausência dos padrinhos políticos em atos e programas, o candidato respondeu que as eleições exigem que os apoiadores têm visitado em outros municípios do Ceará. "Acredito que no segundo turno eles vão estar mais aqui, a presença vai ser mais intensa. São senadores atuantes, não tem como exigir a presença deles nos 45 dias de campanha", afirmou.

Ex-prefeita de Fortaleza, a petista Luizianne foi a última dos candidatos a votar, chegando à seção ao meio-dia, ao lado do vice Elmano de Freitas (PT). Militantes com bandeiras esperavam a candidata na entrada da Assembleia Legislativa do Ceará, onde ela vota. O senador José Pimentel e o ex-líder do governo de Dilma Rousseff, José Guimarães acompanharam Luizianne. "Fortaleza sempre foi uma cidade progressistas, de esquerda, a presença do 13 aqui é essencial para o estado do Ceará", afirmou Guimarães. A candidata, que governou a cidade de 2005 a 2012, está em terceiro lugar nas pesquisas. De acordo com o Datafolha divulgado no sábado (1), ela tem 17% das intenções de votos válidos. "Existe uma maioria silenciosa que não se manifestou na cidade. Está esperando os acontecimentos. Fortaleza nunca viu o que vimos nesses dois dias, a gente vê compra de voto, distribuição de camisa de um lado e de outro. Vê polícia fazendo boca de urna. Está tudo muito esquisito. Não faz bem para a cidade", disse.