Richa participa de posse no TRE e defende autonomia dos poderes

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 02/02/2015
Foto: Arnaldo Alves / ANPr

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (2) da solenidade de posse do desembargador Jucimar Novochadlo como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O novo presidente cumprirá mandato de um ano, substituindo o desembargador Edson Vidal. O governador ressaltou o trabalho feito pelo TRE e destacou o bom relacionamento entre o poder executivo e as instituições públicas.

“Hoje, há diálogo entre os poderes e instituições. Quem ganha com essa harmonia é a sociedade paranaense. Tenho certeza que essa nova presidência, competente e preparada, continuará os importantes avanços conquistados nos últimos anos por esse tribunal”, disse ele. 

Na mesma solenidade foi empossado o novo vice-presidente do TRE-PR, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, que também responderá pela corregedoria. A nova direção do TER-PR será a responsável pelo planejamento das eleições municipais de 2016 e a expansão da biometria no Estado.

FORTALECER 

O novo presidente do TRE, Jucimar Novochadlo, agradeceu a confiança dos colegas e destacou que sua gestão dará continuidade ao bom trabalho feito atualmente no tribunal. “Vamos trabalhar para fortalecer o processo eleitoral brasileiro”, afirmou Novochadlo.

O desembargador Edson Vidal se despediu da presidência do TER com um balanço da gestão e enaltecendo a boa relação com outros poderes, como o governo estadual. “Criamos uma estreita relação de diálogo e respeito entre os poderes”, disse Vidal.

O desembargador Novochadlo nasceu em Guaraniaçu, no interior do Estado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foi servidor concursado do TRE do Estado no período de setembro de 1980 a julho de 1989. Aprovado em concurso, ingressou na magistratura como juiz substituto, sendo nomeado, em julho de 1989, para a comarca de Guarapuava. Como juiz de Direito, exerceu suas funções, a partir de junho de 1990, nas comarcas de Palmital, Santa Helena, Jandaia do Sul, Pitanga e Londrina.

Em setembro de 2004 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, em dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Em novembro de 2013 foi eleito vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, assumindo o cargo em fevereiro de 2014. Foi eleito presidente do TRE do Paraná em dezembro de 2014.

Também participaram da cerimônia de posse a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ivan Bonilha.