TRE-RJ apreende 300 mil santinhos do PSB no Rio

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/08/2014

RIO DE JANEIRO, RJ - O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio) apreendeu, na tarde desta segunda-feira (18), cerca de 300 mil santinhos na sede do PSB, no centro, que estariam em desconformidade com a lei eleitoral.
De acordo com TRE-RJ, santinhos de 27 candidatos estavam separados em lotes de cinco mil cada, mas com a tiragem declarada de apenas 2 mil. Alguns candidatos tinham tinham mais de um lote de panfletos de suas candidaturas.
Segundo o tribunal, o material será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral que, caso julgue procedente, pode ajuizar ação por abuso de poder econômico, fraude na prestação de contas e declaração falsa em documento público.
OUTRO LADO
O diretório do PSB no Rio afirmou por meio de nota que o "partido segue rigidamente as determinações da lei eleitoral, incluindo as etapas de conferência de materiais impressos e emissão de recibos eleitorais".
O partido explicou ainda que o material apreendido foi doado da campanha majoritária da coligação e havia chegado à sede do diretório nesta segunda.
"Os funcionários do PSB sequer tiveram tempo de realizar a conferência das quantidades dos materiais e dos demais detalhes, com propósito de emitir recibos, conforme determina a legislação eleitoral", afirma a nota.
O diretório regional informou que está à disposição do tribunal para "quaisquer esclarecimentos que se façam necessários".