PT troca vermelho por amarelo na campanha no Ceará

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 25/07/2014

ANDRÉ UZÊDA
FORTALEZA, CE - O PT deixou o vermelho de lado na campanha política no Ceará. Nas peças publicitárias de Camilo Santana, candidato da sigla ao governo, a cor tradicional do partido cedeu espaço ao amarelo.
Nos banners em que Santana aparece com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, por exemplo, até o "13" do partido é amarelo. O vermelho só aparece no traje da presidente. Em outras peças, o vermelho aparece de forma discreta.
O amarelo foi a cor do PSB em 2012, na eleição de Roberto Cláudio à Prefeitura de Fortaleza. Neste ano, os partidos estão aliados após costura do governador Cid Gomes (Pros).
Foi Cid quem optou, às vésperas da convenção, por Santana, que foi secretário das Cidades na gestão estadual.
O marqueteiro de Santana será Manoel Canabarro, o mesmo que cuidou das campanhas de Cid em 2006 e em 2010 e da eleição de Cláudio em Fortaleza no último ano.
"A cor não tem tanta importância. A campanha de reeleição de Dilma, por exemplo, será com verde e amarelo. O importante é que [Santana] é candidato do PT e quer cumprir metas do partido", diz Francisco de Assis Diniz, presidente do PT-CE.
A influência de Cid sobre o PT cearense tem incomodado a ala do partido ligada a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, rival do governador e candidata a deputada federal. No "comitê paralelo" da ex-prefeita, o tom predominante será o vermelho, em contraponto ao amarelo de Santana.
Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta semana, o petista está em segundo lugar na disputa, com 14% das intenções de voto, atrás do senador Eunício Oliveira (PMDB), com 44%.