Prefeito de Faxinal derruba três ações eleitorais no TRE

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 27/05/2013
Prefeito Adilson Silva Lino de Faxinal

Desde que reassumiu o cargo no dia 1º de janeiro deste ano, o prefeito reeleito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PDT), vem se defendendo de ações judiciais eleitorais impetradas pela oposição, decorrentes do pleito municipal de 7 de outubro do ano passado. São cinco os processos movidos visando a cassação de seu mandato.

Na verdade, de acordo com Adilson Lino, todas as ações são referentes às mesmas acusações, que seriam abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral. Ele acredita que os processos foram divididos em cinco como estratégia dos impetrantes para dificultar a defesa e prolongar os julgamentos.

O prefeito observa que todas as ações tiveram pareceres contrários do Ministério Público Eleitoral na Comarca de Faxinal e foram derrubadas pelo Juízo Eleitoral de primeira instância. No entanto, os adversários entraram com recursos no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). De acordo com Silva Lino, também no TRE o Ministério Público Eleitoral do órgão superior tem dado pareceres contrários.

“O Tribunal já julgou três ações e em todas elas eu venci por seis votos a zero”, informa Adilson Lino, lembrando que ainda faltam duas para ter um desfecho final. “Como se trata de idêntico objeto de acusações, acredito que esses processos também serão derrubados pelo mesmo placar”, acredita.

Silva Lino se diz tranquilo quanto às acusações e assinala que esses processos não têm atrapalhado o andamento da administração municipal, embora reconheça que isso o leva à perda de tempo. “É lamentável”, reclama.

No pleito de outubro do ano passado, Adilson Silva Lino foi reeleito com 5.979 votos (62,94%), contra 3.521 (37,6%) dados à candidata Maria Camacho (PRP).

INVESTIMENTOS - Adilson Lino comenta que a eleição já passou. “Fui reeleito, tomei posse e estou tentando colocar em prática meu plano de governo estabelecido para os próximos quatro anos”, explica. 

Só para este ano, o prefeito informa que tem em torno de R$ 200 milhões em convênios assegurados com os governos federal e estadual. Os recursos serão investidos em infraestrutura urbana, saúde, saneamento básico, educação, programa habitacional, apoio à agricultura e aquisição de máquinas, caminhões e veículos.

Os principais projetos preveem obras de pavimentação asfáltica, recape de ruas, calçamento poliédrico de estradas rurais, revitalização da Praça Dealcides Bahls, reestruturação do Lago Saracura, construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforma do Hospital Municipal, construção de duas escolas de educação infantil, construção de 167 casas urbanas e 30 rurais, distribuição de calcário para pequenos agricultores, aquisições de duas ambulâncias, motoniveladora, retroescavadeira, caminhão coletor e compactador de lixo e ampliação do sistema de rede de esgoto sanitário e abastecimento de água.