A Série Ouro de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná traz um dos melhores violinistas brasileiros da atualidade, Guido Sant’Anna, com apenas 18 anos. Este será o segundo programa do “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, com regência do maestro Roberto Tibiriçá. No programa, Tchaikovsky: Concerto para Violino, com Guido Sant’Anna; e Brahms: Sinfonia 2.
As apresentações acontecerão na quinta-feira (6), às 20h30, e no domingo (9), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão.
- LEIA MAIS: Arapongas: sede da Secretaria de Educação homenageia professor Peta
O concerto tem parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (Iaosp). Os ingressos a partir de R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com. Do total de ingressos, 20% serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do Teatro Guaíra para o público interessado que não possa adquiri-los a preços populares. A distribuição tem início na próxima segunda-feira (3) a partir das 10h.
O VIOLINISTA
Em uma trajetória artística iniciada na infância, na periferia de São Paulo, o músico fez sua primeira apresentação solo com orquestra aos 7 anos. Participou de importantes concertos e concursos no Brasil e no Exterior e venceu a 10ª edição do Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler em Viena (Áustria), concorrendo com mais de 200 músicos de mais de 40 países.
A Série Ouro contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms com apresentações até setembro. Serão oito apresentações, sendo o programa da noite de quinta-feira o mesmo da manhã do domingo seguinte. A cada ciclo, a obra de Brahms é acompanhada pela de outro compositor romântico: Chopin, Tchaikovsky, Liszt e Hekel Tavares.
Os solistas convidados para se apresentar com a Orquestra Sinfônica do Paraná têm renome mundial. Os próximos serão a ucraniana pianista Valentina Litsitsa, que já participou de recitais no Royal Albert Hall, em Londres; na Filarmônica de Berlim, e no Théâtre des Champs Elysées em Paris (em agosto); e o pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça (em setembro).