Veja como serão novos catamarãs que farão travessia no litoral do PR

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 27/09/2024
Estado lança edital para contratar projetos e fabricar catamarãs para travessia da Ilha do Mel

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) publicou nesta semana um edital para contratar a elaboração de projetos e fabricação de duas embarcações do tipo catamarã, que serão utilizadas na travessia entre Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral. As embarcações vão operar na rota entre o Terminal de Embarque de Pontal do Sul e a comunidade de Nova Brasília, e entre o terminal de Pontal do Sul e a comunidade de Encantadas.

-LEIA MAIS: Veja rotas alternativas após interdição de viaduto da PR-445

“Estamos cumprindo o papel da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, que é atuar nos modais de transporte, garantindo o deslocamento do cidadão. Na travessia da Ilha do Mel, especificamente, realizamos estudos que apontaram mais de 688 mil travessias realizadas em um ano, entre a ilha e Pontal do Sul, em sua maioria utilizando embarcações locais, boa parte delas fabricadas de modo artesanal”, explica o secretário Sandro Alex. 

“Elas atendem uma demanda, mas esses mesmos estudos apontaram a necessidade de expandir muito mais o atendimento à população e também ao turismo da região, uma das principais fontes de renda da ilha. Vamos proporcionar isso com embarcações modernas, exclusivas para essa função, e também atendendo todos os critérios de acessibilidade atuais, facilitando o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida”, afirma o secretário.

A licitação tem orçamento estimado em R$ 14.964.150,98 e terá sessão de abertura de propostas no dia 2 de janeiro, no portal de compras do governo federal, o compras.gov, sendo os critérios para definir o vencedor a proposta de preços e a proposta técnica.

Após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, a vencedora terá um prazo total de 343 dias. Os primeiros 140 dias serão dedicadas aos projetos, com o primeiro catamarã devendo ser entregue em até 231 dias e o segundo em até 294 dias após o início das atividades. 

ESTRUTURAS – A empresa que for contratada vai elaborar os projetos das embarcações a partir de um anteprojeto da SEIL, que prevê estruturas em alumínio naval, capacidade de transporte de no mínimo 70 passageiros sentados no convés principal e passageiros em pé no convés superior, que deverá ser coberto.

As embarcações devem ter entre 17 e 20 metros de comprimento, propulsão via motor a diesel, e todos os equipamentos de navegação e segurança, seguindo os critérios, normativas e legislação vigente quanto a embarcações para transporte de passageiros em mar aberto.

Estes catamarãs serão utilizados futuramente por uma empresa encarregada de operar a travessia aquaviária entre Pontal e Ilha do Mel, escolhida por meio de edital próprio, garantindo que a tarifa não seja influenciada pela necessidade de adquirir ou alugar embarcações.

CONSULTA – Em uma iniciativa complementar, a SEIL realizou uma consulta pública sobre os futuros editais de chamamento público de operadores da travessia aquaviária de pessoas entre Pontal do Paraná e a Ilha do Mel.

Serão quatro editais para selecionar as empresas que vão prestar os seguintes serviços:

ILHA DO MEL – Cerca de 95% da superfície da Ilha do Mel constitui uma Estação Ecológica, criada por decreto em 1982, para preservação e reconstituição de manguezais, restingas, brejos litorâneos e caxetais. Os outros 5% do território formam um parque criado em 2002 para recuperação dos ambientes naturais remanescentes das praias e costões rochosos, importantes para proteção da diversidade biológica.

As áreas de preservação possuem como entorno belíssimas praias e atrativos turísticos, como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Morro do Farol e a Gruta das Encantadas, que, ao longo dos anos, transformaram a Ilha do Mel num dos pontos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros no Paraná.