Departamento Penintenciário confirmou que 56 detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, estão com Covid-19. Com isso, o Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen) irá fazer o pedido à Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) para testagem para a Covid-19 de todos os presos do Paraná e a criação de um calendário para testagem em massa de todo o sistema penintenciário no estado.
De acordo com nota do Sindarspen, além dos testes com urgência nos funcionários do complexo penal a garantia de equipamentos de proteção individual (EPIs) semelhantes aos usados nos hospitais. A medida tem como meta dar segurança para os policiais penais que trabalharão durante a quarentena, além da apresentação de um plano de funcionamento da unidade nos próximos 14 dias.
"Sem os testes, os números da Covid-19 da PEP 1 devem se repetir em outras unidades penais", ressalta a nota da entidade. Para tentar conter o avanço da doença, Piraquara vai suspender as atividades e movimentações pelo período de 14 dias.
Conforme a direção da PEP I, presos estão com sintomas leves ou assintomáticos.
Com Assessoria