Algumas pessoas estão sendo investigadas por terem recebido três doses da vacina contra a Covid-19, em Paranavaí, no noroeste do estado. A prefeitura do município está averiguando a situação. A administração local comunicou também que irá encaminhar os nomes dos suspeitos para o Ministério Público do Paraná (MP-PR).
A cidade tem cerca de 88 mil habitantes. De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), até esta terça-feira (22), 33.406 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 10.453 concluíram o esquema vacinal.
Seguindo as normas indicadas, antes de aplicarem a vacina, os profissionais de saúde de Paranavaí coletam os dados pessoais e conferem documentos de todos que vão vacinar contra o novo coronavírus.
Conforme Andreia Vilar, secretária de Saúde do município, um dos suspeitos recebeu duas doses de um dos imunizantes, há alguns meses. Porém, recentemente, retornou ao local de vacinação e recebeu uma unidade de outra fabricante.
"Não sei se ela não se sentiu satisfeita com a vacina que tomou e procurou o Centro de Eventos para tomar outra dose. Nós estamos levantando e vamos encaminhar ao Ministério Público para que seja apurado", relatou.
A prefeitura informou que o caso de terceira dose foi descoberta após uma verificação no cadastro de dados em um sistema municipal, ao fim do dia de vacinação.
O município alegou também que está investigando a vacinação de pessoas que vieram de outras cidades. Por conta disso, a prefeitura passou a exigir comprovante de endereço.
Com informações; G1.