O Paraná iniciou a distribuição do primeiro medicamento à base de canabidiol (CBD) e tetraidrocanabidiol (THC) voltado ao tratamento de esclerose múltipla. É um dos primeiros estados a anunciar a iniciativa de forma gratuita.
-LEIA MAIS: Paraná começa a regulamentar medicamentos à base de canabidiol
A esclerose múltipla é uma doença autoimune, que afeta o sistema nervoso central, e causa sintomas como espasticidade muscular.
O Mevatyl é registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o primeiro medicamento à base de cannabis sativa aprovado no país, sendo fornecido em spray de 10 ml, com o valor de R$ 859,92. O governo estadual distribuirá o medicamento nas farmácias das 22 Regionais de Saúde. O remédio será gratuito para quem cumprir os requisitos e formalizar o pedido.
Veja os requisitos
- O tratamento é destinado a adultos com esclerose múltipla e espasticidade moderada ou grave, que já tentaram outros tratamentos sem sucesso.
- O paciente deve apresentar laudos e relatórios médicos, além de passar por avaliações com certa frequência.
- Entre os documentos exigidos estão a prescrição médica de neurologista, laudo de solicitação de medicamentos e preenchimento de um relatório específico pelo neurologista.
- Para manter o tratamento, uma avaliação é feita, em que caso apresente melhora de pelo menos 20% na espasticidade, o tratamento é mantido.
Com informações do Bem Paraná