PR envia bombeiros e cães farejadores para ajudar nas buscas

Autor: Da Redação,
sábado, 19/02/2022
Primeira equipe de resgate deixou o Paraná no final da manhã de sábado (19)

O Paraná enviou neste sábado (19) uma equipe do Grupamento de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros, e cães farejadores para ajudar no atendimento a ocorrências e nas buscas por vítimas desaparecidas em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Segundo informações do governo do estado, o primeiro grupo de resgate do Paraná deixou Curitiba no final da manhã deste sábado (19), em viagem por terra. Outra parte da equipe partirá para Petrópolis, de avião, no final da tarde.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o envio da tropa paranaense foi autorizado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e atende a um pedido do que partiu do governo fluminense e do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).Petrópolis, cidade atingida por for fortes chuvas nesta semana, registrou até este sábado (19), mais de 130 mortos, mais de 190 desaparecidos e quase mil desabrigados, segundo o Corpo de Bombeiros.

Participação paranaense nas ações em Petrópolis:

10 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST)

3 três viaturas

4 cães de faro especializados

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, parte da equipe, incluindo alguns dos cães, serão deslocados em um avião da Casa Militar da governadoria para agilizar a chegada a Petrópolis.

“O Corpo de Bombeiros está preparado com o GOST e com os cães de faro para atuar nesse tipo de operação. Nossa instituição é referência em atendimento nos outros estados e, com certeza, vai ajudar muito nossos irmãos cariocas” destacou o coronel Vasco.

Ainda segundo o coronel, a equipe deve atuar na cidade por sete dias.

Durante este período, o comando do Corpo de Bombeiros paranaense vai acompanhar os trabalhos para verificar a necessidade de prolongar o apoio ou de substituir os integrantes da missão.

Com informações: g1