Todo o estado do Paraná, assim como Santa Catarina, estão em alerta para perigo de fortes tempestades entre a noite desta terça-feira (26) e a manhã da quarta (28). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas, que estão previstas das 23h às 10h, podem causar novos alagamentos e deslizamentos.
O alerta preocupa os que estão em viagem pelo litoral dos estados, devido a instabilidades das encostas das rodovias. De acordo com o Inmet, as chuvas devem ser de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
LEIA MAIS: Frio provoca mais de 30 mortes nos Estados Unidos; saiba mais
A BR-376, em Guaratuba, que liga o Paraná a Santa Catarina, chegou a ser fechada totalmente há uma semana, para avaliar o risco de novos deslizamentos, devido as chuvas intensas que atingiram o local. Neste momento, a rodovia segue fluindo com interdição parcial.
A BR-277, que liga Curitiba ao Litoral do Paraná, também está com interdição parcial e registra filas quilométricas. A BR-101, em Santa Catarina, chegou a ser fechada totalmente nesta segunda-feira (26), no Túnel do Morro do Boi, mas já foi completamente liberada.
Orientações durante as tempestades
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte: Informações RicMais.