PMs pausam ronda para jogar bola com crianças: "Trabalho com ânimo"

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 07/11/2024
O vídeo foi registrado em Japurá, município que também é atendido pela corporação

Um vídeo divulgado pela 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Cianorte, no noroeste do Paraná, está viralizando nas redes sociais e, segundo os internautas, serve como inspiração. As imagens exibem dois agentes de segurança realizando uma patrulha de forma diferente. O vídeo foi registrado em Japurá, município que também é atendido pela corporação.

Os militares Vinícius Barbosa e Valter Harmatiuk realizavam uma ronda pelo município quando se depararam com crianças com algumas crianças. Elas estavam jogando bola no meio da rua e convidaram os policiais para participar da partida. Eles, com certeza, não negaram o convite. 

Um vídeo da situação, registrada no último domingo (3), está repercutindo nas redes sociais.

- LEIA MAIS: Prêmios de R$ 1.000 do Nota Paraná saem para 44 cidades; veja lista

Nas imagens, é possível observar as duas crianças, uma vestida com a camiseta do Palmeiras e descalça, e outra com a camiseta do São Paulo, jogando bola contra um dos agentes. Ele domina a bola e arrisca um "olé".

Assista: 

TNOnline TV

O que dizem os policiais?

Os agentes de segurança explicaram que não conheciam as crianças que os convidaram para a partida. Contudo, esse convite foi positivo e fundamental para o trabalho deles. 

O PM Valter afirmou que, para ele, foi muito importante receber o convite das crianças para jogar bola. "É fundamental para fazer um trabalho com mais ânimo [...] viver essa recepção da sociedade de forma carinhosa, de querer estar perto, de querer tirar uma foto ali", disse.

Disseram também que é um trabalho que tentam realizar ao longo do tempo, para quebrar um "tabu de que o policial é um ser ríspido e fechado".

"Essa disponibilidade da Polícia Militar em relação ao cidadão tem uma sensação de segurança e de enxergar o policial militar como amigo e não apenas com aquela imagem de autoridade", diz Vinícius.

Repercussão nas redes sociais

Os internautas avaliaram como positiva a aproximação. "Muito bom aproximar as crianças da polícia. Assim terão bons exemplos para se inspirarem", disse um seguidor.

"Policiamento de proximidade e comunitário, legal demais!", disse outro internauta.

Com informações do G1.